Os menores de idade que tenham recebido pelo menos a vacinação primária contra a Covid-19 estão isentos do prazo de validade de nove meses do certificado digital europeu, segundo as novas regras adotadas esta terça-feira pela Comissão Europeia.
Segundo as novas regras, apenas os certificados digitais Covid da União Europeia (UE) dos maiores de 18 anos estão agora sujeitos a um prazo de validade de 270 dias (nove meses) após a administração da última dose de vacinação primária.
Para a vacina Johnson&Johnson, tal significa 270 dias após a primeira e única injeção. Para uma vacina de duas doses, significa 270 dias após a segunda injeção.
Esta flexibilização das regras deve-se ao facto de que nem todos os Estados-membros da União Europeia recomendam o reforço da vacinação a menores, pelo que a isenção deverá ser aplicada por cada Estado-membro – através da adaptação das aplicações que verificam a validade dos certificados – até 6 de abril.
O Certificado Digital Covid da UE é uma prova digital de que uma pessoa está vacinada contra a doença, recebeu um resultado negativo de um teste ou recuperou da covid-19.
A covid-19 provocou pelo menos 5.914.829 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
SAIBA MAIS
- França acaba com máscara e certificado de vacinação a partir de 14 de março
- Anticorpos naturais da covid-19 duram pelo menos sete meses nas crianças
- Covid-19: Agência Europeia do Medicamento recomenda vacina da Moderna em crianças até 11 anos
- Covid-19: EMA autoriza vacina da Moderna e reforço da Pfizer para crianças