Coronavírus

Covid-19: “Custa-me que um país fale no alívio de medidas e ignore a mortalidade que é mais do dobro da média europeia”

A análise do especialista em Saúde Pública e professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Tiago Correia.

Covid-19: “Custa-me que um país fale no alívio de medidas e ignore a mortalidade que é mais do dobro da média europeia”

Apesar do aumento dos contágios, há países europeus que estão a reduzir ou mesmo eliminar as restrições, é por exemplo o caso da Dinamarca que vai deixar de considerar a covid-19 uma doença crítica.

Tiago Correia considera que as medidas fazem sentido conhecendo a realidade de cada país. O especialista em saúde internacional dá o exemplo da Dinamarca e do Reino Unido que estão em dois momentos da pandemia, mas que já pensam no alívio de restrições.

“Reino Unido e Dinamarca estão em dois momentos da pandemia”

O comentador da SIC, e especialista em Saúde Pública e professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, diz que a Dinamarca está na fase de crescimento dos casos e o Reino Unido, que já atingiu o pico, está numa fase decrescente. Mas, independente disso, afirma que estes dois países têm uma característica semelhante.

“A ocupação dos cuidados de cuidados de saúde está em níveis estáveis e bastante baixos”, sublinhou.

“Em Portugal está a morrer-se mais por covid”.

Questionado sobre o alívio de medidas em Portugal, Tiago Correia afirmou que a mortalidade por covid em Portugal está a ser mais significativa do que noutros países e deixou um aviso: “este indicador ainda não teve o tratamento e a reflexão necessária que precisa ser clarificado”.

“Custa-me que um país fale no alívio das medidas ignorando que tem uma mortalidade por covid que é mais do dobro da média europeia e de outros países que estão a aliviar as medidas”, afirmou.