O relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica, esta sexta-feira, uma ligeira descida nos novos contágios. Em contra partida, os internamentos em enfermaria aumentaram, assim como os óbitos.
Os novos casos de covid-19 mantiveram esta semana uma tendência de descida. Dos 75.276 registados ao longo desta semana (menos 3.189 em relação à semana passada), a maioria foi registada na região de Lisboa e Vale do Tejo (29.643). Segue-se a região Centro (15.051), o Norte (13.357), e mais atrás o Alentejo (5.238), o Algarve (4.816) e as ilhas da Madeira (4.955) e os Açores (2.216).
Em sentido inverso, o número de doentes internados subiu. No início desta semana estavam hospitalizadas 1.164 pessoas, mais 24 do que na semana anterior, sendo que destes 64 (menos duas) estão internadas em unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Recorde-se que, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório.
De referir que nos internamentos, o maior aumento foi reportado no Norte. Apesar de não ser esta a região com mais doentes hospitalizados foi a que registou mais novos internamentos – 291 no total, mais 34 em relação à semana anterior.
Ainda de acordo com o boletim da DGS, o número de óbitos registou uma ligeira subida. Morreram 137 pessoas (mais 13 do que na semana anterior), destacando-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com um total de 46 mortes (mais dez), o Centro (mais dois), e as ilhas da Madeira (mais um) e dos Açores (mais três). Nas restante regiões, este número diminuiu ou manteve-se em relação à semana passada.
Ritmo da vacinação sem alterações significativas
No que diz respeito à vacinação, esta semana, é apenas de assinalar o facto de ter aumentado ligeiramente de 95 para 96% a percentagem de jovens entre os 12 e os 17 anos que completaram a vacinação e de na faixa dos 80 ou mais anos ter subido para 95% a percentagem de pessoas com a dose de reforço.
Nas restantes faixas etárias não se registaram quaisquer alterações.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação Semanal de 25 de março, referente ao período compreendido entre os dias 15 e 21 de março.
— DGS (@DGSaude) March 25, 2022
#DGS #Saúde #SNS #COVID19PT #estamoson pic.twitter.com/L0Zr4WcwP1
Saiba mais
- Linhas vermelhas covid-19: Rt abaixo de 1, mortalidade desce a ritmo mais lento
- É prematuro para qualquer país “declarar vitória” ao coronavírus, considera OMS
- Coronavírus “não vai desaparecer e temos que aprender a viver com ele”
- Criado dispositivo capaz de detetar se uma pessoa foi exposta ao coronavírus
- OMS mantém emergência internacional para o coronavírus SARS-CoV-2
- Mais de 73 mil pessoas vacinadas no domingo contra gripe e coronavírus