O Conselho de Ministros aprovou, esta quarta-feira, a resolução que prorroga a declaração da situação de alerta, no âmbito da covid-19, até “dia 18 de abril de 2022”. As atuais regras, como o uso obrigatório da máscara em locais fechados, mantêm-se inalteradas.
“O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que prorroga a declaração da situação de alerta, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23:59 do dia 18 de abril de 2022. A resolução mantém inalteradas as medidas atualmente em vigor”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
Até lá, as atuais regras em vigor mantém-se. Entre essas medidas está a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes.
Além disso, para quem não tem a dose de reforço da vacina contra covid-19, mantém-se a obrigatoriedade do teste negativo ao coronavírus SARS-CoV-2 nas visitas a lares e em estabelecimentos de saúde, tendo em conta que são grupos de especial vulnerabilidade.
De referir que, a Direção-Geral da Saúde (DGS) aponta para o dia 3 de abril o fim tão esperado do uso obrigatório de máscara em espaços fechados. Contudo, nos últimos dias, especialistas e o próprio bastonário da Ordem dos Médicos defenderam que a decisão ainda não é aconselhável nesta fase.
Em contrapartida, o grupo de peritos que tem apoiado o Governo na gestão da pandemia considera que o país está preparado.
Saiba mais
- Uso de máscara vai deixar de ser obrigatório já no próximo mês
- Número de mortes atribuídas à covid-19 recuou para níveis de março de 2020
- Hillary Clinton está infetada com covid-19
- Mais de 70 funcionários chineses punidos devido a má gestão de surtos de covid-19
- Covid-19: Portugal doa mais de 400 mil vacinas da Pfizer à Arménia
- Portugal com quinto menor número de mortes atribuídas à covid-19 na UE