A partir de segunda-feira, os idosos com mais de 80 anos e os utentes de lares vão começar a receber a quarta dose da vacina contra a covid-19. A informação foi divulgada pela Direção-Geral da Saúde e a decisão foi justificada face ao atual aumento de casos em Portugal.
Estava prevista para o final do verão, mas as autoridades de saúde anteciparam o início da quarta dose da vacina para os grupos de risco.
Marta Temido já tinha alertado que, face ao aumento de casos positivos, e tendo em conta que a mortalidade ocorre particularmente nos que têm mais de 80 anos, poderia ser necessário antecipar a proteção dos mais vulneráveis.
Vai acontecer já na próxima segunda-feira. Os idosos com mais de 80 anos e os utentes de lares vão poder receber a quarta dose da vacina contra a covid nos centros de vacinação ou nos centros de saúde.
Tal como noutras fases da vacinação, os utentes vão ser convocados por agendamento local através de mensagem ou chamada.
A população elegível para esta vacinação é de 750 mil pessoas, que devem ser vacinadas com um intervalo mínimo de 4 meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção, o que significa que a toma é também para as pessoas que recuperaram da covid-19.
A DGS anunciou ainda que as crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão também passam a ser elegíveis para receber mais uma dose de vacina.
Saiba mais:
- Covid-19: “Alguma coisa tem de ser repensada” se internamentos e óbitos aumentarem
- Covid-19: investigador diz ser “inevitável” regresso de algumas medidas
- Ex-ministro da Saúde diz que aumento de casos de covid-19 “não é motivo de alarme”
- Covid-19: maiores de 80 anos e utentes de lares recebem 4.ª dose a partir de segunda-feira
- Casos de covid-19 disparam em Portugal e índice de transmissibilidade continua a subir
- Médicos defendem testes rápidos gratuitos e regresso do uso de máscara obrigatório
- Covid-19: SNS24 vai passar a prescrever testes em caso de autoteste positivo
- Bruxelas deixa aviso sobre covid-19: países devem estar preparados para reintroduzir restrições
- Covid-19: fim do uso de máscara na origem do aumento de casos
- Covid-19: média diária aumenta para os 14.400 casos de infeção
- Covid-19: a linhagem que está a causar preocupação em Portugal