Depois de terem sido reforçadas as medidas de contenção da pandemia, o Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte apelou à detenção de pessoas que não estejam vacinadas e que não cumpram a obrigação de ficar em confinamento.
“Face a uma emergência nacional, ordeno [aos chefes de aldeia] que procurem os não vacinados e lhes peçam para permanecerem em casa. Se eles recusarem, se saírem das suas casas, então as autoridades podem prender os desobedientes”, afirmou o Presidente.
Segundo as normas aplicadas nas Filipinas, os residentes que não foram inoculados contra a covid-19 devem permanecer dentro das residências, só podendo sair à rua para adquirir bens de primeira necessidade ou fazer exercício físico.
Menos de metade dos 100 milhões de habitantes na país tem um esquema de vacinação completa. Uma situação que deixa o Presidente “horrorizado”.
Nos últimos dois dias, o número de casos triplicou em várias regiões do país, incluindo na capital Manila, devido à propagação da Ómicron. Segundo dados das autoridades de saúde locais, foram registados mais de 17 mil novos casos na passada quinta-feira.
SAIBA MAIS:
- O que acontece quando se deteta um infetado numa viagem aérea ou marítima?
- Macron assume “totalmente” que quer chatear franceses não vacinados
- Quem já tem a dose de reforço não precisa de teste para visitas nos lares
- Contágios subiram 46% na Europa e maioria dos países em risco elevado
- Cerca de 1.000 crianças internadas nos EUA num só dia
- Infeções aumentam 70% no mundo, um valor inédito