Coronavírus

Covid-19: primeira-ministra da Nova Zelândia em isolamento

Esteve em contacto com um infetado num voo em janeiro.

Covid-19: primeira-ministra da Nova Zelândia em isolamento

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou este sábado que entrou em isolamento, devido à doença covid-19, após ter estado em contacto próximo com uma pessoa infetada.

A exposição ao vírus aconteceu há uma semana num voo da cidade neozelandesa Kerikeri para a maior cidade do país, Auckland, que obrigou também ao isolamento da governadora-geral da Nova Zelândia, Cindy Kiro, também no voo de 22 de janeiro, ambas na região de Northland para filmagens antes do dia nacional da Nova Zelândia, Waitangi Day, em 6 de fevereiro.

“A primeira-ministro está assintomática e sente-se bem”, informou o seu gabinete em comunicado, adiantando que, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, vai ser testada, no domingo, ficando isolada até terça-feira.

As autoridades de saúde listaram uma dúzia de voos como eventos de exposição sábado à covid-19, uma possível indicação que, segundo a agência de notícias AP, indica que foram infetados um ou mais membros da tripulação de voo.

Segundo as mesmas autoridades, a sequência do genoma vai ser concluído domingo, mas prevê-se que mostre que a pessoa infetada tem a variante ‘omicron’.