As restrições e a vacinação obrigatória têm gerado protestos um pouco por todo o mundo. À capital do Canadá têm estado a chegar centenas de camiões, contra a decisão do governo que exige a vacinação aos camionistas que atravessam a fronteira com os Estados Unidos.
O chamado comboio da Liberdade tem percorrido o Canadá num protesto que vai culminar com uma manifestação na capital onde já começaram a chegar centenas de camionistas. O movimento foi criado depois de o Governo canadiano ter decidido exigir a vacinação contra a covid-19 aos profissionais que atravessam a fronteira com os Estados Unidos.
Enquanto alguns países impõem restrições a quem não se vacina, outros começam a aliviar medidas.
Na Áustria, o alívio da pressão nos hospitais levou o Governo a anunciar que a partir de segunda-feira termina o confinamento para não vacinados. Já na Catalunha deixou de ser obrigatório o certificado digital para entrar em vários espaços.
Enquanto vários países europeus reabrem, a China mantém a política de zero casos. As autoridades decidiram confinar mais uma zona nos arredores de Pequim, a uma semana dos Jogos Olímpicos de Inverno.