Coronavírus

Criança que morreu no Hospital de Santa Maria será autopsiada, caso está sob investigação

Dulce Salzedas analisa a morte de uma criança de seis anos no Centro Hospitalar Lisboa Norte e a previsão do pico da pandemia em Portugal.

Criança que morreu no Hospital de Santa Maria será autopsiada, caso está sob investigação

A jornalista da SIC Dulce Salzedas explica os possíveis cenários relacionados com a morte de uma criança de seis anos nos Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que tinha a primeira dose da vacina contra a covid-19, e também a previsão do pico da pandemia em Portugal.

Morte de criança em Santa Maria

De acordo com a jornalista, sobre as causas da morte da criança, “dificilmente teremos uma resposta nos próximos dias”, visto que, de acordo com o INFARMED, a análise “depende muito do resultado da autópsia” para entender a causa da paragem cardiorrespiratória.

Entender-se-á, assim, se a criança teria uma doença não diagnosticada, se a morte é derivada de outra causa, se a vacinação ou até a infeção por covid-19 teve influência.

Pico da pandemia de 20 a 24 de janeiro

De acordo com Dulce Salzedas, todas as projeções, incluindo a do Instituto Superior Técnico em colaboração com a Ordem dos Médicos, aponta o pico da nova vaga de coronavírus em Portugal de quinta-feira (20 de janeiro) a segunda-feira da semana seguinte (24).

Prevê-se que os números diários rondem os 40 a 45 mil casos positivos e as 40 mortes.

A jornalista salienta ainda a pouca pressão nos hospitais: ao mesmo tempo que surge maior pressão nos centros de saúde – com pessoas sem sintomas, ou com sintomas ligeiros -, nas unidades hospitalares, as dificuldades encontram-se mais nas urgências, e não em internamentos ou nos cuidados intensivos.