Nos Estados Unidos, vai deixar de ser obrigatório usar máscara nos transportes públicos, aviões e aeroportos. Em Espanha, também deixa de ser obrigatória em espaços interiores. Em Xangai o cenário é diferente pois foram registadas as primeiras mortes por covid-19 desde que a cidade entrou em novo confinamento.
A pandemia segue a ritmos diferentes em diversas partes do mundo. Em Espanha, o Conselho de Ministros aprovou o fim do uso obrigatório de máscara em espaços fechados, medida que entra em vigor a partir da próxima quarta-feira. No entanto, a obrigatoriedade mantém-se nos transportes públicos, lares e unidades de saúde.
Já nos Estados Unidos, a utilização da máscara nos transportes públicos, voos e aeroportos – medida renovada até maio – vai deixar de ser obrigatória, após uma juíza da Florida ter revogado a decisão por considerar que as autoridades de saúde federais foram além das suas competências.
Do lado aposto está Xangai, onde as medidas face à pandemia da covid-19 apertam. Depois de quase um mês de confinamento, foram anunciadas na passada segunda-feira as primeiras mortes pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Com quase 25 milhões de habitantes isolados, o Governo chinês continua a implementar uma política de covid zero em várias cidades, através da testagem em massa.
SAIBA MAIS
- Surto de covid-19: mais de 40 casos positivos em lar da Misericórdia de Alijó
- Covid-19: há espaço para mudar regras com algumas exceções e uma certeza, defende especialista
- Covid-19: Índia contesta estudo da OMS que estima 3,2 milhões de mortos no país
- Covid-19: primeira-ministra escocesa alvo de aviso da polícia
- Covid-19: Portugal é sétimo da União Europeia com mais novos casos diários
- Primeiro-ministro italiano está com covid-19 e já não vai a Angola