O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o ministro das Finanças, Rishi Sunak, vão ser multados por terem violado as regras contra a covid-19 no âmbito do caso que ficou conhecido “Party Gate”. A informação está a ser avançada, esta terça-feira, pela BBC.
A Polícia Metropolitana de Londres emitiu mais de 50 novas multas a funcionários do Governo britânico por infrações às normas de contenção da covid-19, depois da realização de festas em Downing Street durante a pandemia, como relata o correspondente da SIC em Londres, Emanuel Nunes.
Após examinar as provas, a policial remeteu cerca de 50 pedidos de multas para o Escritório de Registos Criminais ACRO, que agora emitirá e enviará as notificações aos envolvidos, que têm 28 dias para pagar ou contestar.
Apesar de a polícia não ter divulgado a lista de sancionados, a BBC e a Sky News dão conta de que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o ministro das Finanças, Rishi Sunak, são dois deles.
O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, já se manifestou: “Boris Johnson e Rishi Sunak infringiram a lei e mentiram repetidamente ao povo britânico. Ambos devem renunciar [aos cargos]“.
Boris Johnson and Rishi Sunak have broken the law and repeatedly lied to the British public.
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) April 12, 2022
They must both resign.
The Conservatives are totally unfit to govern. Britain deserves better.
Em causa estão, pelo menos, 12 festas que aconteceram em edifícios governamentais em 2020 e 2021, algumas em períodos de confinamento devido à propagação da pandemia. Algumas dessas “festas ilegais” ocorreram na residência oficial do primeiro-ministro em Downing Street.
A Polícia Metropolitana de Londres prossegue a investigação e não exclui a possibilidade de impor mais sanções nas próximas semanas.
Boris assumiu as festas mas negou violação de regras
O primeiro-ministro britânico, o conservador Boris Johnson, admitiu ter assistido a vários destes eventos agora sob investigação, mas negou que as regras de contenção contra a pandemia tenham sido violadas.
Este caso, que ficou conhecido como “Party Gate”, foi revelado no final de 2021 pela imprensa e abalou a política interna do Reino Unido, com Boris Johnson a enfrentar duras críticas, incluindo do próprio Partido Conservador, e apelos constantes, por parte da oposição, para a sua demissão.
Saiba mais
- Festas em Downing Street: polícia vai multar 20 pessoas por violação das regras sanitárias
- Polícia vai interrogar mais de 50 pessoas sobre festas em Downing Street
- Polícia quer “referências mínimas” no relatório sobre festas em Downing Street
- Festas em Downing Street: polícia não pediu atraso na divulgação do inquérito civil
- Polícia britânica investiga festas em Downing Street durante confinamento
- Festas em Downing Street: Boris Johnson diz que ninguém o avisou que eram contra as regras
- Festas em Downing Street durante o confinamento eram semanais