Coronavírus

Fim do isolamento de contactos de risco: DGS ainda não atualizou medida aprovada pelo Governo

Há quem esteja a ser enviado para isolamento apesar de não estar infetado com covid-19.

Fim do isolamento de contactos de risco: DGS ainda não atualizou medida aprovada pelo Governo

Está instalada a dúvida sobre o fim do isolamento de sete dias para os contactos de risco. Apesar do Governo já ter aprovado esta medida, a Direção-Geral da Saúde (DGS) ainda não atualizou a norma e há quem esteja a ser enviado para isolamento apesar de não estar infetado com covid-19.

O fim do isolamento profilático para contactos de risco foi anunciado na semana passada, após o Conselho de Ministros.

O decreto-lei que alterou algumas das medidas de combate à pandemia de covid-19 entrou em vigor no sábado, após publicação em Diário da República. Está lá escrito que deixa de vigorar a regra de confinamento de pessoas consideradas contactos de risco de infetados.

Trata-se de uma mudança significativa que determina o fim do isolamento profilático de pessoas que não estão infetadas com covid-19.

Mas, a nova regra não estará a ser cumprida. À SIC têm chegado nos últimos dias relatos de pessoas a quem foi determinado o isolamento de sete dias, apesar de terem testado negativo.

É a indicação que recebem quando telefonam para a linha SNS 24. Aos utentes é dito que ainda não foi atualizada a norma da Direção-Geral da Saúde.

A SIC contactou a DGS, que não se pronunciou sobre a atuação da linha SNS 24, dizendo apenas que a atualização da norma está para breve.

A SIC também contactou o Ministério da Saúde para tentar perceber as indicações dadas aos utentes. Mas até ao momento não houve resposta.

ESPECIAL CORONAVÍRUS