O mais recente relatório das linhas vermelhas da covid-19 revela que o Rt diminuiu, apresentando esta semana um valor inferior a 1, à semelhança dos internamentos em Cuidados Intensivos. A mortalidade também continua a descer, mas a um ritmo mais lento.
A DGS, em conjunto com o INSA, revela que a transmissibilidade do vírus continua “muito elevada com tendência estável”. O número de novos casos de infeção por 100 000 habitantes nos últimos 7 dias foi de 731 casos, com tendência estável a nível nacional, exceto na Madeira, que apresentou uma tendência crescente.
Quando ao Rt, índice de transmissibilidade, apresenta um valor inferior a 1 a nível nacional (0,97), indicando uma tendência decrescente.
Destaque ainda para o número de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos, que desceu ligeiramente, mantendo uma tendência estável. A mortalidade também desce, mas a uma velocidade menor do anteriormente.
A linhagem BA.2 da variante Ómicron é “claramente dominante”, tendo a sua circulação subido em relação à semana passada. O INSA estima uma frequência relativa de 89%.
Sobre o aumento da procura das urgências devido a infeções respiratórias, nomeadamente casos de covid-19 e gripe, a DGS volta a garantir esta semana que o SNS tem capacidade de acomodar estas pessoas, esperando-se um aumento da procura nos próximos dias, sobretudo da população acima dos 65 anos.
Consulte aqui o relatório na íntegra