Coronavírus

“Podemos considerar uma nova fase, mas devemos manter a vigilância”, diz ministra da Saúde

Marta Temido salienta que temos uma mortalidade superior àquela que é o limiar de referência.

“Podemos considerar uma nova fase, mas devemos manter a vigilância”, diz ministra da Saúde

No final da reunião de peritos no Infarmed, a ministra da Saúde sublinhou que apesar das boas perspetivas, esta fase da pandemia é ainda de grande incerteza. Marta Temido lembrou que o número de novos casos de covid-19 segue elevado, tal como a mortalidade, e que é preciso manter a vigilância.

“Conseguimos passar esta fase do inverno com uma situação controlada”, começou por dizer Marta Temido, acrescentando que “Portugal passou esta quinta onda com muito menos restrições que outros países”. Mas “temos uma mortalidade superior àquela que é o limiar de referência para o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças”, sublinhou.

Assim, Marta Temido alertou que “devemos manter a vigilância e um acompanhamento atento” até “por força do eventual aparecimento de uma nova variante”,

Ministra admite o alívio de medidas

Apesar de admitir que há ainda muitas incertezas, abriu a porta à revisão das medidas atualmente em vigor, tais como nova política de testagem, da exigência dos certificados covid-19 e do uso obrigatório ou não de máscara em espaços ao ar livre.

“Recebemos as recomendações dos peritos (…) o conselho de ministros vai ponderar esta informação e procurar fazer este avanço com tranquilidade”, disse.

Saiba mais: