A Santa Casa da Misericórdia de Alijó disse esta terça-feira que há 42 casos positivos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 no lar de idosos, entre os quais uma funcionária e 41 dos 59 residentes naquela instituição.
Através de um comunicado divulgado nas redes sociais, o vice-provedor, Joaquim Barros, referiu que “é com sentido de responsabilidade e dever de transparência pelo trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Alijó” que informa que há um surto de covid-19 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).
Entre os 42 casos positivos, uma é funcionária e 41 são utentes (dos 59 residentes). Segundo a informação disponibilizada, os casos “positivos apresentam sintomas ligeiros e alguns encontram-se mesmo assintomáticos”.
“Garantimos que foram feitas todas as diligências necessárias e que todos os procedimentos estão assegurados para a manutenção dos cuidados aos utentes”, salientou a Santa Casa de Alijó, no distrito de Vila Real.
No Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) estão esta terça-feira internadas 46 pessoas infetadas com covid-19, todas em enfermaria.
Portugal registou, na semana de 5 a 11 de abril, 59.434 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, 145 mortes e um aumento de doentes internados, indicou na passada sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o boletim epidemiológico semanal da DGS, o número de casos confirmados de infeção desceu 2.528 em relação à semana anterior, registando-se também uma redução de sete mortes na comparação entre os dois períodos.
SAIBA MAIS
- Covid-19: situação de alerta em Portugal prolongada até 22 de abril, máscara mantém-se obrigatória
- Covid-19: pais, professores e alunos aceitam uso de máscaras no terceiro período
- Covid-19: Portugal é sétimo da União Europeia com mais novos casos diários
- Covid-19: há espaço para mudar regras com algumas exceções e uma certeza, defende especialista