Coronavírus

Teste negativo ou certificado digital continuam a ser exigidos para visitas a lares e hospitais

Medidas continuam em vigor apesar do aliviar das medidas restritivas de combate à covid-19.

Teste negativo ou certificado digital continuam a ser exigidos para visitas a lares e hospitais

Apesar da evolução positiva do ponto de situação da pandemia de covid-19 em Portugal, continuará a ser obrigatória a apresentação de teste negativo ou certificado digital para efetuar visitas a lares ou hospitais.

Teste negativo ou certificado para visitar lares

Nos lares, mantém-se a exigência de apresentação de teste negativo à covid-19 ou de certificado digital.

São medidas consideradas importantes para proteger uma população mais vulnerável, embora os idosos anseiem pelo regresso à normalidade.

Visitas a doentes em hospitais com regras semelhantes

Nos hospitais, mantêm-se, igualmente e para já, as regras de acesso para quem quiser visitar doentes internados: teste negativo ou certificado de vacinação vão continuar a ser obrigatórios.

A proteção dos doentes está em primeiro lugar, por isso, quem os quiser visitar, em qualquer unidade de saúde terá de exibir: um certificado de vacinação com a dose de reforço, um certificado de recuperação de covid-19 ou um teste negativo válido.

A máscara também continuará a fazer parte dos itens obrigatórios para aceder a hospitais e centros de saúde e, quanto a quem se dirige às unidades para realizar alguns exames ou mesmo cirurgias, de ambulatório ou não, pode continuar a ter que fazer um teste prévio à covid-19.