A variante Ómicron está a fazer disparar o número de casos e há países que estão a atingir máximos diários que não se viam há meses. O governo alemão quer acelerar a vacinação e as novas regras para se entrar em bares e restaurantes são prova disso.
Na Alemanha, quem tiver a dose de reforço está dispensado de teste. Quem tem as duas doses ou recuperou da doença tem de apresentar um teste negativo feito no próprio dia.
No isolamento também há diferenças. Quem já tem as três doses fica dispensado, em caso de contacto com um positivo. Os outros infetados terão de estar em quarentena, mas passa de 14 para 10 dias e pode ser encurtada, se houver um teste PCR negativo, ao sétimo dia.
Também a Roménia aperta restrições. Desde este sábado que os restaurantes e bares têm de fechar às 22:00 e com capacidade reduzida entre 30 a 50%. As máscaras são obrigatórias em espaços públicos, ao ar livre ou fechados. Quem não cumprir pode pagar uma multa de 500 euros.
No Reino Unido, a nova variante está a aumentar a pressão nos hospitais e a afetar o Serviço Nacional de Saúde. Em Inglaterra, mais de 39 mil profissionais estão doentes ou em isolamento.
O regresso às aulas para os alunos britânicos também pode estar afetado. Quando todas as escolas reabrirem após as férias, o Governo estima que um em cada quatro professores possa faltar devido à covid-19
Uma realidade que já acontece nos Estados Unidos. Na primeira semana do ano, mais de 5 mil escolas fecharam devido à falta de docentes e ao aumento de casos depois da época festiva.
O Natal e o Ano Novo também fizeram disparar o número de casos no Brasil, que registou o maior aumento diário de infeções desde julho. Mais de 63 mil casos.
Também a Índia, uma nova vaga de infeções que pode comprometer o débil sistema de saúde. O país tem vindo a aumentar o número de infeções desde o mês passado, e registou o maior aumento diário de casos em mais de 7 meses, com quase 142 mil.
As Filipinas registaram o maior número diário de infeções desde o início da pandemia, com quase 26.500 casos
JORNALISTA: Sílvia Lima Rato
Saiba mais
- Covid-19: Centro Europeu de Prevenção de Doenças sugere adaptar orientações de quarentena e isolamento
- Covid-19: Brasil regista o maior número de infeções desde julho passado
- Vacina da Pfizer protege crianças contra complicações graves da covid-19
- Covid-19: deputado francês antivacinação morre após contrair a doença
- Linhas Vermelhas: covid-19 arranca ano com tendência “fortemente crescente”
- Covid-19: novo máximo diário de infeções e mais duas mortes na Madeira