Desde sexta-feira que começaram a chegar junto ao Pavilhão Atlântico, em Lisboa, os fãs de cantor canadiano Justin Bieber, que segunda-feira dá o seu primeiro concerto em Portugal.
Ao início da tarde de domingo estavam no local cerca de 100 adolescentes munidos de tendas (que apenas podem estar montadas entre as 20:00 e as 08:00), muitos cobertores, sacos-cama e guarda-chuvas, para aguentarem o mau tempo, mas também guitarras e vozes que vão afinando para o espetáculo.
Atualmente, são mais 196 os inscritos numa lista que os próprios fãs criaram para não haver problemas quando da abertura de portas e que inclui a distribuição de pulseiras com a ordem de entrada e chamadas presenciais.
Uma organização e espera de vários dias que resiste ao frio, vento e chuva que se fazem sentir.
"Eu acho que vale a pena 1/8estar ao mau tempo 3/8, é sempre bom termos o primeiro lugar num concerto de um ídolo", disse à Lusa Bianca Costa, uma das organizadoras da lista que corre entre mãos, e que garante que, em Justin Bieber, gosta das músicas e da "pessoa extraordinária que ele é".
Também Mariana, de 17 anos, assegurou que a meteorologia não é um problema: "A chuva de hoje não foi nada, já esteve pior. Mas para quem é 'belieber', e aqui toda a gente pode dizer o mesmo, não é o tempo que nos vai mandar embora".
A única tristeza da fã, afirmou, é já ter ido "várias vezes ao aeroporto" esperar horas para ver Justin Bieber chegar a Lisboa, mas "em vão".
Enquanto aguardam, os adolescentes entretêm-se a conhecer outros fãs de Justin Bieber com quem tinham trocado mensagens na Internet, a ir ao Centro Comercial Vasco da Gama à vez, para garantir que fica alguém a reservar o lugar, mas também a cantar.
Sofia Silva, de 16 anos, toca a guitarra trazida por outra fã enquanto canta "One Time". De imediato, junta-se um grupo que a acompanha em coro. "Vamos diversificando (as músicas que cantamos), mas claro que o principal é Justin Bieber, estamos todos aqui pelo mesmo", diz.
Se a maior parte dos fãs acampados são raparigas adolescentes, também se encontram alguns rapazes. Marco Santos, de 15 anos e fã de Justin Bieber há quatro, veio ao concerto do cantor 'pop' pela música, mas também porque se revê no estilo do ídolo 'pop', em que se inspira para se vestir e "mesmo na maneira de ser".
Sobre o concerto desta segunda-feira, as expectativas são altas e Filipa Rocha, de 18 anos, acredita que, do que já viu da digressão 'Believe', "vai ser espetacular, qualquer coisa do outro mundo".
Além dos adolescentes, à espera de Justin Bieber estão também mães. Cristina Lima, de 44 anos, veio hoje de autocarro da Póvoa de Varzim com a filha de 17 anos para assistir ao concerto e afirma que é por gosto: "A minha filha ouve todos os dias a música dele, compra todos os livros e CD. Habituei-me a ouvir e gosto imenso".
Apesar de serem fãs de Justin Bieber, os "Beliebers" -- nome dado à comunidade de fãs do cantor canadiano - portugueses não estranharam o cancelamento da segunda atuação em Portugal de Justin Bieber, prevista para terça-feira.
Para Cristina Lima, se a organização tivesse escolhido outro local de Portugal -- "Porto, Coimbra"- para o segundo espetáculo, este "tinha outra adesão e não era cancelado". Já Bianca Costa considera que o cancelamento "era de esperar", já que Portugal "é um país pequeno e dois concertos de seguida não tinham sentido".
Quando tinha 15 anos, Justin Bieber precisou de apenas um disco para se tornar numa estrela internacional e criar uma comunidade de fãs em todo o mundo - intituladas "Beliebers" - que segue o cantor canadiano, que também compõem, toca, dança e produz. Atualmente, o cantor conta com 19 anos.
A digressão "Believe" de Justin Bieber não começou contudo da melhor forma, com o artista a chegar atrasado a um concerto e a desmaiar no meio do outro, em Londres, mas o jovem cantor canadiano declara-se - segundo a promotora Everithing is New - "ansioso por tocar para os fãs portugueses".
Com Lusa