Cultura

Ministério da Educação congratula criadores do programa "Isto é Matemática"

O prémio brasileiro atribuído hoje ao programa  televisivo português "Isto é Matemática" é "mais um testemunho da divulgação  científica que se tem desenvolvido em Portugal", afirmou hoje o ministro  da Educação, Nuno Crato, em comunicado. 

O programa "Isto é Matemática", transmitido aos sábados na SIC Notícias,  foi premiado pela Mostra Internacional de Ciência na TV VerCiência2013,  que decorrerá no Brasil, a partir de segunda-feira.   

Para Nuno Crato, o prémio representa "um contributo importante para  a atração de jovens a carreiras científicas e técnicas, e um apoio ao ensino  das ciências." 

O programa televisivo, apresentado pelo professor de Matemática Rogério  Martins, é promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática, com produção  da Sigma 3, e apoio do COMPETE, da Agência Ciência Viva e do QREN/FEDER.

O prémio, intitulado "Homenagem Especial VerCiência 2013", será entregue  na segunda-feira, na cerimónia de abertura da Mostra Internacional de Ciência,  que decorrerá no Rio de Janeiro, até dia 03 de novembro. 

O galardão é atribuído "pela excelência dos programas produzidos, apresentando  tópicos da matemática de forma atraente e divertida". 

Na quinta-feira, Rogério Martins fará uma palestra no Rio de Janeiro,  sobre a sua experiência. 

Lusa