Cultura

Lisbon & Estoril Film Festival convoca os principais filmes premiados na  Europa

Alguns dos realizadores premiados este ano nos  principais festivais europeus, como Abdellatif Kechiche, Granfranco Rosi  e Albert Serra, vão estar na sétima edição do Lisbon & Estoril Film Festival,  que começa amanhã. 

O diretor do festival, Paulo Branco, voltou a convocar algumas das personalidades  que têm estado presente nas últimas edições, como os escritores Paul Auster,  Don DeLillo e JM Coetzee - que terão encontros com o público para falar  da sua obra literária -, mas a programação fica marcada sobretudo pela presença,  em antestreia nacional, de muitos filmes premiados internacionalmente. 

São os casos de "A vida de Adele: capítulos 1 e 2", de Abdellatif Kechiche,  premiado em Cannes, "Sacro gra", de Gianfranco Rosi, distinguido em Veneza,  ou "Histria de la meva mort", de Albert Serra, reconhecido em Locarno.

A programação do festival repartir-se-á por vários espaços de Lisboa  e de Cascais, mas muitos dos filmes serão exibidos no cinema Monumental  (Lisboa) e no Centro de Congressos do Estoril. 

A abertura, na sexta-feira, será feita com os filmes "Inside Llewyn  Davis", dos irmãos Joel e Ethan Coen(Lisboa), e com "La Vénus à la Fourrure",  de Roman Polanski (Estoril). 

Segundo Paulo Branco, o festival beneficia de "um ano absolutamente  excecional em termos de cinema", que inclui ainda "The grandmaster", de  Wong Kar-Wai (cuja presença em Portugal chegou a ser anunciada, mas não  confirmada), ou "Only lovers left alive", de Jim Jarmuch. 

A par da presença dos realizadores, que são convocados pela organização  para vários encontros com o público, o festival contará ainda com uma programação  paralela, sempre relacionada com o cinema. 

O escritor norte-americano Don DeLillo apresentará o livro "Libra" e  fará uma leitura de "Submundo", enquanto o escritor norte-americano Paul  Auster e o sul-africano J.M. Coetzee farão uma leitura de correspondência  que têm trocado nos últimos anos. O ator francês Gerard Depardieu fará a  leitura de "Confissões de Santo Agostinho". 

Estão previstas ainda atuações das cantoras Sophie Auster e Yasmine  Hamdan e do pianista Piotr Anderszewski. 

A lista de convidados incluirá ainda o cineasta Alain Guiraudie, de  quem será exibida uma retrospetiva, os realizadores Aleksandr Sokurov, Arnaud  Desplechin e Roman Coppola, filho de Francis Ford Coppola, o ator Jason  Schwartzman e a atriz e realizadora Fanny Ardant, que estreará "Cadências  obstinadas", filme que rodou em Portugal. 

Este ano, o cinema português fica representado com uma retrospetiva  integral dos filmes de Jorge Silva Melo e com a leitura de textos do realizador  João César Monteiro, falecido há dez anos. 

No encerramento, estará o realizador norte-americano James Gray a apresentar  o filme "The immigrant", protagonizado por Marion Cotillard, Jeremy Renner  e Joaquin Phoenix. 

A competição deste ano do festival é alargada pela primeira vez ao cinema  de todo o mundo - e não apenas da Europa. 

O júri que selecionará o melhor filme inclui o músico norte-americano  Arto Lindsay, a artista plástica francesa Dominique Gonzalez-Foerster e  o artista urbano português Alexandre Farto, conhecido como Vhils. 

Toda a programação, incluindo a lista de filmes em competição, está  disponível em www.leffest.com. 

 

Lusa