Cultura

The National atuam em Lisboa e apresentam documentário "Mistaken for strangers"

O grupo norte-americano The National atua na quinta-feira no Meo Arena, em Lisboa, no fecho de uma digressão pela Europa,  e o vocalista Matt Berninger apresentará o documentário "Mistaken for strangers".

A banda indie-rock conhece bem o público português, para quem já atuou  uma dezena de vezes - em nome próprio e em festivais de verão - desde que  lançou o primeiro álbum, "The National", em 2001. 

O pretexto para o regresso é o álbum "Trouble will find me", sexto de  originais, editado em maio passado, do qual fazem parte os temas "Demons",  "Don't swallow the cap" e "Sea of love", e que conta com a participação  de nomes como St. Vincent, Sharon Van Etten e Sufjan Stevens. 

Na quinta-feira, à boleia do concerto, será exibido o filme "Mistaken  for strangers", realizado por Tom Berninger, irmão do vocalista, um documentário  que se debruça sobre a relação entre os irmãos, tendo a banda como pano  de fundo. 

O filme, que integrou em outubro o DocLisboa, será exibido por iniciativa  da organização do Talkfest (um evento anual em torno da indústria musical)  e, na sessão, estará presente Matt Berninger para uma conversa com o público.

Os The National surgiram há 14 anos com Matt Berninger e com os irmãos  Aaron Dessner e Bryce Dessner, Bryan Devendorf e Scott Devendorf, tendo  editado os álbuns "The National" (2001), "Sad songs for dirty lovers" (2003),  "Alligator" (2005), "Boxer" (2007), "High Violet" (2010) e "Trouble will  find me". 

Lusa