Cultura

Morreu o arquiteto Alcino Soutinho 

O arquiteto Alcino Soutinho, de 83 anos, distinguido com um Prémio Europa Nostra em 1982, morreu hoje no Porto, disse à agência  Lusa fonte da Ordem dos Arquitetos. 

O arquiteto Alcino Soutinho, de 83 anos, distinguido com um Prémio Europa  Nostra em 1982, morreu no domingo, no Porto (DR)

Este ano, por ocasião do Dia Nacional do Arquiteto, celebrado em julho,  João Belo Rodeia, presidente da Ordem dos Arquitetos, afirmou que "no seu caminho, no seu fazer, na sua entrega, Alcino Soutinho constitui um exemplo  incontornável para os arquitetos portugueses, personificando a dignidade  e o prestígio da profissão de arquiteto em Portugal". 

O projeto da Biblioteca-Museu Amadeo de Souza Cardoso e dos Paços do  Concelho de Amarante valeram-lhe o Prémio Associação de Críticos de Arte  -- Secção Portuguesa em 1984. Dois anos antes tinha recebido o Prémio Europa  pelo projeto da Pousada de S. Diniz, em Vila Nova de Cerveira. 

As Faculdades de Química e de Cerâmica, em Aveiro, o Museu do Neo-Realismo  em Vila Franca de Xira, o Centro de Estágios do FC Porto, em Vila Nova de  Gaia, a marginal de Vila do Conde e o Eco Resort, em Tróia, são alguns edifícios  projetados por Alcino Soutinho. 

Em Matosinhos, além dos Paços do Concelho, que "lhe deu a consagração  nacional e internacional", como afirmou à Lusa José Fernando Gonçalves,  presidente da secção regional norte da Ordem dos Arquitetos, Alcino Soutinho  assinou os projetos da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, as urbanizações  da Quinta das Sedas e do Palácio da Enseada, a Torre Sinhá e a estação de  metropolitano Brito Capelo, entre outros. 

Segundo a Ordem dos Arquitetos, o arquiteto sofria de doença oncológica. 

     

 

Lusa