Cultura

"Kali" de Regina Pessoa considerado "património cultural internacional" da UNESCO

O filme "Kali, o pequeno vampiro", da realizadora  Regina Pessoa, foi considerado "património cultural internacional" pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)  e será exibido em Paris em junho. 

"Kali, o Pequeno Vampiro", de Regina  Pessoa

De acordo com o produtor Abi Feijó, o premiado filme de animação de  Regina Pessoa será exibido em Paris, no âmbito do Panorama of Golden Nights,  uma mostra marcada para os dias 16 a 18 de junho, organizada pela UNESCO  com filmes que considera "património cultural internacional". 

O Panorama of Golden Nights apresentará em Paris 48 curtas-metragens  de 25 países, incluindo a de Regina Pessoa, que tenham sido premiadas por  academias de cinema de todo o mundo desde 2013. 

"Kali, o pequeno vampiro", o mais recente filme de Regina Pessoa, soma  mais de vinte prémios em festivais internacionais, foi distinguido pela  Academia Portuguesa de Cinema e foi nomeado ainda para os Annie (Óscares  da animação) e para o Cartoon d'Or. 

Esta é a terceira curta-metragem de animação que Regina Pessoa assina  em nome próprio, depois de ter co-realizado "Estrelas de natal" (1998),  com Abi Feijó. 

Depois de "A noite" (1999) e "História trágica com final feliz" (2005),  a autora regressou ao universo da infância, através dos medos e da curiosidade  de uma criança, um pequeno vampiro, que teme o escuro e deseja ter amigos.

"Kali, o pequeno vampiro", desenho e gravura em computador, é uma coprodução  entre Portugal, França, Canadá e Suíça, tem música original dos Young Gods  e narração do ator Christopher Plummer, na versão em inglês, e do realizador  Fernando Lopes, na versão portuguesa. 

 

Lusa