Cultura

Tunísia quer angariar fundos para salvar cenário da Guerra das Estrelas

A Tunísia anunciou hoje o lançamento de uma  campanha internacional de angariação de fundos para salvar um dos cenários  do épico de ficção científica "A Guerra das Estrelas", localizado no deserto  do Saara e atualmente ameaçado pelas dunas.  

(Reuters)
© Zoubeir Souissi / Reuters

O cenário em questão está localizado nas dunas de Ong Jmel, no sul da  Tunísia, e retrata Mos Espa, cidade onde morava o jovem Anakin Skywalker,  que se transformou posteriormente na personagem Darth Vader.  

É um local de culto para os numerosos fãs da saga "Star Wars - A Guerra  das Estrelas".  

O Ministério do Turismo tunisino, em parceria com algumas organizações,  lançou a campanha "Save Mos Espa" ("Salvar Mos Espa") que pretende angariar  cerca de 300.000 dinares tunisinos (cerca de 137.000 euros) para limpar  o local e reabilitar algumas estruturas que apresentam fissuras por causa  da areia. 

"Mos Espa está localizada numa região com muito vento, ameaçada por  dunas móveis que se deslocam sob o efeito do vento a uma velocidade de 15  metros por ano. Uma duna já soterrou mais de 10 por cento do local", explicou,  em declarações à comunicação social, Nabil Gasmi, da Câmara de Desenvolvimento  para o Turismo em zonas de deserto, uma das organizações envolvidas na iniciativa.

"Já conseguimos remover 8.000 metros cúbicos de areia em 12 dias. Infelizmente  algumas partes já começaram a desmoronar-se", acrescentou o representante,  durante uma conferência de imprensa. 

O Estado tunisino avançou com 160.000 dinares tunisinos (cerca de 73  mil euros) para lançar os trabalhos de reabilitação, bem como está a promover  uma plataforma de financiamento participativo ('crowdfunding') para conseguir  reunir cerca de 45 mil dólares (cerca de 32 mil euros). O restante montante  será financiado por mecenas e doações.  

"Qualquer operação  [de limpeza] é forçosamente temporária, porque é  uma área viva", disse Fahmi Houki, representante do Ministério do Turismo  tunisino, salientando que estes trabalhos de remoção poderão dar uma "trégua"  de oito a 10 anos ao local. 

Esta operação faz parte da estratégia traçada pelo Ministério do Turismo  tunisino, em colaboração com a sociedade civil, para transformar o sul da  Tunísia, "uma área pouco valorizada", "num dos polos do turismo em 2014".  As autoridades de Tunes pretendem igualmente associar o país a outro tipo  de turismo, nomeadamente cultural. 

O primeiro filme da saga "A Guerra das Estrelas", da autoria de George  Lucas, foi lançado em maio de 1977, dando origem a um fenómeno mundial da  cultura popular e a uma das obras cinematográficas mais lucrativas de sempre.

  

Lusa