Cultura

Assange e Malkovich convidados do Lisbon & Estoril Film Festival

O jornalista Julian Assange, o ator John Malkovich,  a atriz Maria de Medeiros e o músico Arto Lindsay são alguns dos convidados  hoje anunciados, em Lisboa, pela organização da 8ª edição do Lisbon & Estoril  Film Festival. 

Julian Assange (Arquivo Reuters)
© Suzanne Plunkett / Reuters
John Malkovich (Arquivo Reuters)
© David W Cerny / Reuters

Estas presenças foram anunciadas por Paulo Branco, numa conferência  de imprensa realizada no Centro Cultural de Belém (CCB), para apresentação  de uma parte do programa da edição deste ano do festival, que decorrerá  entre 07 e 16 de novembro.  

"Ainda não sabemos em que moldes Julian Assange poderá estar em Portugal,  mas contamos já com a colaboração direta dele", disse Paulo Branco, referindo-se  ao facto de o jornalista e ativista estar desde 2012 exilado na embaixada  do Equador em Londres. 

 O Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST) teve a primeira edição em  2007, por iniciativa do produtor Paulo Branco, e apresenta anualmente uma  programação de filmes nacionais e estrangeiros, masterclasses, exposições  e debates.  

Paulo Branco avançou hoje a realização do simpósio internacional "Ficção  e Realidade. Para Além do Big Brother", a estreia em Portugal de um novo  filme com John Malkovich, que será alvo de uma homenagem, uma exposição  com obras inéditas do realizador e artista visual David Lynch em conjunto  com o pintor Jean-Michel Alberola, uma homenagem à atriz e realizadora Maria  de Medeiros e um concerto da banda de Arto Lindsay. 

A restante programação do LEFFEST, com mais nomes do cinema e de outras  artes, e do júri da competição do festival, será anunciada mais próximo  do festival, segundo Paulo Branco, que confirmou os nomes de maior destaque  hoje, com a exceção de Assange, pelas circunstâncias em que se encontra  exilado, e também de David Lynch, "que poderá confirmar só em cima da hora".

"Esta edição é de uma enorme responsabilidade perante as instituições  que apoiam, porque é muito ambiciosa. Um festival só se justifica se trouxer  uma mais-valia para o público e para o país", disse Paulo Branco, assinalando  o apoio dos principais patrocinadores, nomeadamente os municípios de Lisboa  e de Cascais. 

Um dos destaques, segundo o organizador, é a realização do seminário  internacional que visa debater as questões da exposição da privacidade dos  cidadãos e da vigilância global. 

Além de Assange, um dos fundadores da WikiLeaks, foram ainda convidados  para participar o juiz espanhol Baltasar Garzón, o escritor Roberto Saviano  e o linguísta Noam Chomsky. 

A antestreia do filme "Variações de Casanova", de Michael Sturminger,  está prevista para 08 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, com  a presença do realizador e de John Malkovich, que também será homenageado,  com a exibição de filmes inéditos. 

Esta coprodução portuguesa, francesa, austríaca e alemã foi filmada  inteiramente em Portugal e baseia-se na obra "História da minha Vida", de  Giacomo Casanova. 

Paulo Branco disse ainda que a atriz Maria de Medeiros será homenageada:  "É um vulto único na atividade cinematográfica pela projeção que teve no  filme "Pulp Fiction" 1/8de Tarantino 3/8 mas nunca abandonou o cinema português",  sublinhou o produtor. 

Uma das novidades do LEFFEST é a apresentação, pela primeira vez, de  uma peça de teatro - "Os Belos dias de Aranjuez", de Peter Handke, escritor  que deverá igualmente estar presente no certame - encenada por Tiago Guedes,  e com apresentação prevista para o CCB a 12 de novembro. 

O músico Arto Lidnsay, que fez parte do júri do certame, vai protagonizar,  com a própria banda, o concerto de encerramento da oitava edição, a 16 de  novembro, também no CCB. 

 

  Lusa