Cultura

Tupac Shakur e Pearl Jam no Rock and Roll Hall of Fame

Já são conhecidos os artistas que vão fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame em 2017. O rapper Tupac Shakur, a banda Peral Jam, Joan Baez, Electric Light Orchestra, Journey e Yes são os artistas confirmados que vão ser eternizados pelo museu. A cantora pop, Janet Jackson, foi novamente excluída.

Apenas os artistas que lançaram o primeiro single ou álbum há pelo menos 25 anos é que podem ser escolhidos para o Rock and Roll Hall of Fame. Deste modo, os artistas da turma de 2017 lançaram o primeiro álbum antes do fim de 1991.

O processo de seleção dos artistas incluiu uma votação que contou com mais de 900 eleitores.

O rapper Tupac Shakur foi morto em 1996 num acidente em Las Vegas, tinha apenas 25 anos. Shakur cantou sobre a desigualdade social e é considerado uma das vozes mais influentes da música hop, estimulando o lançamento de documentários, filmes e um musical da Broadway.

Joan Baez
© Murad Sezer / Reuters

A cantora Joan Baez foi das primeiras a promover as canções de Bob Dylan e a participar no festival Woodstock em 1969.

Os Yes e a Electric Light Orchestra tiveram no auge da fama nos anos 1970 e 1980 com álbuns conceituais e estúdios elaborados, enquanto a banda americana Pearl Jam foi muito influente na música nos anos 90.

A cerimónia de inclusão destes novos artistas vai realizar-se a 7 de abril, no Barclays Center, em Brooklyn, Nova Iorque.