Cultura

Cinemateca Júnior celebra 10º aniversário com programação especial

A Cinemateca Júnior cumpre dez anos de atividade em abril e irá celebrá-los com oficinas de cinema, matinés filmes clássicos e um dia especial, de portas abertas, no Palácio Foz, em Lisboa.

Cinemateca Júnior celebra 10º aniversário com programação especial
cinemateca.pt

"Mais do que olhar para trás, há agora que olhar muito para a frente. Este trabalho veio para ficar e não pode senão crescer", afirma a Cinemateca Portuguesa, na apresentação da programação de abril, que contemplará a celebração dos dez anos da Cinemateca Júnior.

A funcionar no Palácio Foz, onde a Cinemateca já esteve instalada, a Cinemateca Júnior arrancou a 20 de abril de 2007 com uma linha programática pensada para públicos mais novos, com ateliers, visitas e oficinas e exibições, que têm o cinema e a imagem em movimento como ponto de partida.

O programa de aniversário incluirá sessões de família aos sábados, com filmes como "O homem da manivela", de Buster Keaton e Edward Sedgwick, musicado ao vivo, ao piano, e "O castelo andante", de Hayao Miyazaki.

Haverá ainda matinés durante a semana, com as escolhas a recaírem, por exemplo, em "Scaramouche", de George Sidney, "A cavalgada heróica", de John Ford, e "As férias do senhor Hulot", de Jacques Tati.

Em abril "lançamos um novo desafio à reflexão sobre os elos possíveis entre o Cinema e a Educação, através de um encontro público dedicado ao tema e de duas sessões de cinema nele enquadradas", refere ainda o Museu do Cinema.

O encontro, ainda sem oradores anunciados, decorrerá nos dias 21 e 22 de abril.

Em 2007, aquando da abertura da Cinemateca Júnior, o então diretor da Cinemateca, João Bénard da Costa, afirmava aos jornalistas que o objetivo era "aproximar os jovens do cinema, dando a conhecer a história das imagens em movimento".

Lusa