Desde o seu recente restauro, os seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra tornaram-se largamente conhecidos em todo o mundo. O que faz deles um conjunto único não é o seu número – já de si notável – mas o facto de terem sido construídos ao mesmo tempo e concebidos originalmente para sem tocados em conjunto.
Em 1807, data final da construção dos instrumentos, não existia repertório suficiente que permitisse o brilho coletivo de todos os instrumentos, que funcionam quase como uma orquestra. Desde então, várias obras – como andamentos de sinfonias de Haydn, por exemplo – foram escritas especificamente para serem tocadas em Mafra. E desde o restauro dos órgãos, em 2010, foram escritos muitos mais arranjos orquestrais.
Aproveitando a estreia nos cinemas portugueses, esta quinta-feira, de “Os Últimos Jedi”, oitavo episódio da saga “Guerra das Estrelas”, surgiu a oportunidade de executar em Mafra o tema principal do primeiro filme, composto por John Williams, aqui num arranjo de João Vaz e interpretado simultaneamente pelos organistas Sérgio Silva, Isabel Albergaria, David Paccetti Correia, Margarida Oliveira, Diogo Pombo e Daniela Moreira.
A sessão foi filmada com recurso a câmaras 360º. Delicie-se e viaje pelo interior da basílica.
Se estiver a visualizar num tablet ou smartphone veja aqui.
(Aconselhamos a utilização do browser Chrome em iOS, faça login na app do facebook)