Cultura

Três mulheres não vestiram preto nos Globos de Ouro. Porquê?

Hollywood vestiu-se de preto contra o assédio sexual e pelos direitos das mulheres. Na cerimónia de entrega dos Globos de Ouros, no domingo, as mulheres envergaram vestidos negros num protesto contra aquilo que tem vindo a ser conhecido nos últimos tempos. Mas três mulheres não acompanharam a manifestação. Quais foram os motivos que levaram estas três mulheres a usar vestidos coloridos?

Três mulheres não vestiram preto nos Globos de Ouro. Porquê?
AP Images

"O problema é maior do que a cor do meu vestido"

Com um vestido vermelho revelador, a atriz Blanca Blanco recorreu ao Twitter para responder às críticas de que foi alvo.

"O problema é maior do que a cor do meu vestido". A fase foi ainda acompanhada pela hashtag #TIMESUP, o nome do movimento contra o assédio sexual e pela igualdade de género em Hollywood.

"As mulheres devem brilhar"

Mario Anzuoni

Barbara Meier apareceu na passadeira vermelha com um vestido colorido. Contudo, antes da sua aparição aos fotógrafos e ao mundo, a modelo alemã decidiu explicar o motivo da sua escolha, através de uma longa publicação no Instagram, que foi acompanhada por uma fotografia com o vestido.

Barbara Meier defendeu que se queriam que os Globos de Ouro fossem das mulheres que defendiam os seus direitos, então era "errado" não usar aquilo que realmente queriam usar.

"Muitas mulheres vão vestir preto esta noite para apoiar o movimento Time's Up. Acho que esta é uma iniciativa extremamente importante", começou por escrever a modelo alemã.

"Se queremos que esta cerimónia seja os Globos de Ouro das mulheres fortes que defendem os seus direitos, então acho que é o caminho errado não vestirmos qualquer roupa sexy ou deixar que as pessoas levem o nosso prazer de mostrar a nossa personalidade através da moda."

Barbara Meier reconheceu ainda a luta pela "liberdade de vestir o que queremos" e que esta não podia ser restringida só porque "alguns homens não se conseguem controlar. "Nós não devemos ter que vestir preto para sermos levadas a sério."

"É uma questão cultural"

Paul Drinkwater

Meher Tatna apareceu na cerimónia com um vestido com motivos florais e vermelho. Segundo o Los Angeles Times, foi mesmo na passadeira vermelha que a jornalista indiana explicou o motivo da sua escolha.

"É uma questão cultural", disse a presidente da The Hollywood Foreign Press Association. "Quando estás numa celebração, não usas preto."

A jornalista preferiu mostrar o seu apoio à causa de outra maneira. Na parte superior do vestido, Meher Tatna usou um pin com o nome da campanha, Time's Up, algo que muitos dos convidados também usaram.

O ator Joseph Fiennes
Mario Anzuoni

No domingo, vários atores apareceram na passadeira vermelha com o mesmo pin da campanha criada por Natalie Portman e Meryl Streep.

Time's Up é uma iniciativa que já arrecadou milhões de dólares para apoiar legalmente mulheres e homens que sofreram abusos sexuais, agressões ou abusos no seu local de trabalho.

O protesto na entrega dos Globos de Ouro vem na sequência das dezenas de acusações contra o produtor Harvey Weinstein.