Cultura

James Franco acusado por cinco mulheres de "conduta sexual imprópria"

James Franco nos Globos de Ouro a usar um pin do movimento "Time's Up" ("Acabou-se o tempo")

Jordan Strauss / AP

O ator norte-americano James Franco está hoje novamente debaixo de fogo depois de cinco mulheres terem denunciado "comportamentos impróprios e assédio sexual" nas páginas do Los Angeles Times.

James Franco, realizador e protagonista da comédia "Um Desastre de Artista", conquistou no passado domingo o Globo de Ouro de melhor ator de comédia/musical, numa gala que ficou marcada pelos protestos contra o assédio sexual das mulheres em Hollywood, com vestidos e trajes negros inundaram a passadeira vermelha e discursos emotivos.

Durante a cerimónia, várias atrizes manifestaram-se, através das redes sociais, contra a hipocrisia de James Franco por usar um pin do movimento "Time's Up" ("Acabou-se o tempo"), afirmando que foi responsável por episódios de assédio sexual no passado.

O ator de 39 anos e o seu advogado desmentiram todas as acusações.

Na terça-feira, Franco foi ao programa televisivo de Stephen Colbert, onde garantiu que se fez algo de mal irá corrigi-lo.

Scott Kowalchyk / AP

Hoje, quatro antigas alunas da escola de atores fundada por Franco afirmaram ao Los Angeles Times que se sentiram "desconfortáveis" com o seu comportamento, nomeadamente em cenas de nudez. Entre elas está Sarah Tither-Kaplan que publicou uma acusação no Twitter logo no domingo.

Uma quinta mulher, Violet Paley, atualmente com 23 anos, afirmou ter-se sentido forçada a praticar sexo oral numa altura em que namoravam.

Violet Paley repetiu aos Los Angeles Times estas acusações feitas domingo no Twitter.

Na quarta-feira, James Franco foi ao programa de televisão de Seth Meyers e, interrogado sobre os tweets acusadores, repetiu: "Aqueles que li não são exactos".

Em comunicado enviado pelo advogado do ator, uma das diretoras de casting do filme "The Long Home", que deverá estrear este ano, afirma não ter recebido qualquer queixa de atrizes.

Em 2014 James Franco fez títulos nos jornais quando uma britânica de 17 anos publicou uma troca de mensagens no Instagram em que o ator propunha irem para um quarto de hotel, mesmo quando soube que a rapariga era menor de idade. Na altura reconheceu e pediu desculpa.

  • "Jorge Jesus não vai continuar no Flamengo"
    2:38