Esta não foi a primeira tentativa de Thierry Fremaux em proibir as selfies no Festival de Cannes. Em 2015, o diretor do festival tentou pela primeira vez banir a prática "ridícula e grotesca", mas acabou por desistir.
Segundo a agência France-Press, na altura, Fremaux preferiu pedir às pessoas para se conterem. Contudo, desta vez, não deixou passar.
"As selfies vão ser banidas da passadeira vermelha", confirmou o diretor numa entrevista, citado pela agência francesa. Apesar da confirmação, não esclarece se a medida será aplicada também aos atores e às equipas técnicas dos filmes.
O diretor de um dos eventos mais importantes do mundo do cinema alega que a "trivialidade" e a "demora" causam uma "desordem indesejada", que atrapalham não só o momento da passadeira vermelha, como "todo o festival".
O Festival de Cinema de Cannes realiza-se entre 8 e 19 de maio. A organização já confirmou o realizador francês Bertrand Bonello como presidente do júri da Cinéfondation e da competição de curtas-metragens, e a atriz australiana Cate Blanchett como presidente do júri do 71.º festival.