Cultura

Morreu a cantora Aretha Franklin

Morreu, aos 76 anos, a cantora Aretha Franklil. A artista lutava contra um cancro desde 2010. A agente Gwendolyn Quinn enviou à Associated Press (AP) uma declaração da família, na qual anuncia que Aretha Franklin morreu hoje às 9:50 horas locais na sua casa em Detroit, no estado do Michigan.

Morreu a cantora Aretha Franklin
JEFF KOWALSKY

"A causa oficial da morte de Aretha Franklin foi um cancro avançado no pâncreas do tipo neuroendócrino, confirmado pelo seu oncologista, Philip Phillips, do Karmanos Cancer Institute", lê-se na declaração da família, difundida pela AP.

A agência noticiosa norte-americana aponta Aretha como a "indiscutível rainha da soul", que interpretou num "estilo incomparável" clássicos como "Thing", "I Say a Little Prayer" e sua icónica canção, "Respect".

"Num dos momentos mais sombrios das nossas vidas, não conseguimos encontrar as palavras apropriadas para expressar a dor que sentimos no nosso coração. Perdemos a matriarca e a rocha de nossa família", lê-se na declaração da família.

A cantora norte-americana foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stones. Aretha recebeu dezoito Grammys competitivos e três honorários.

Mulher de causas e dos direitos civis, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2005, pelas mãos de George W. Bush.

Em 2009, cantou na tomada de posse de Barack Obama. Reveja aqui o momento.

Com Lusa