O dono de uma garagem pintada por Banksy no País de Gales afirma que a sua vida está “em queda livre” desde que a obra surgiu. Ian Lewis nega conseguir lidar com os milhares de turistas e responsabilidade em manter a pintura segura.
O mural, apelidado de “Season Greetings” por Bansky na sua conta de Instagram, apareceu na garagem de Ian uma semana antes do Natal. Pouco depois, milhares de curiosos começaram a chegar à cidade de Port Talbot para o visitar.
“É demais, estou a gerir uma atração turística sozinho”, contou o homem à BBC, revelando que está a ser difícil lidar com as pessoas que visitam o local a qualquer hora do dia.
Para além das muitas fotografias, há ainda quem tente roubar pedaços da parede para levar para casa ou vandalizar a propriedade. “Lançaram-me uma bomba. Só quero um pouco de normalidade na minha vida”, diz o galês, que tem contado com a ajuda do ator Michael Sheen para proteger a obra.
O ator pagou a dezenas de seguranças para tomar conta da pintura durante o Natal, mas a sua maior preocupação é Ian, para quem a situação tem sido “muito stressante e financeiramente desgastante”.
Depois dos vários apelos, o Governo do País de Gales já está a estudar uma possível solução a longo prazo.