Cultura

Preparado para a 8.ª temporada de "A Guerra dos Tronos"?

Este artigo vai ajudá-lo

Preparamos-lhe resumos das temporadas da série mais vista da história da HBO.

1.ª temporada

Ned Stark é convidado Rei Robert Baratheon e também amigo, para servir como Mão do Rei após a morte de Jon Arryn. Após aceitar o cargo deixa o castelo da família, em Winterfell, no Norte, e parte para a capital dos Sete Reinos, com as filhas Arya e Sansa, esta última prometida em casamento ao príncipe Joffrey.
Ned descobre que os filhos da rainha, eram afinal fruto de um relacionamento incestuoso com o irmão Jaimie Lannister. O Rei Robert Baratheon não vive o suficente para saber a verdade, é morto numa caçada e Ned decapitado depois de ser acusado de traição.

2.ª temporada

Os Sete Reinos estão em guerra pelo Trono de Ferro. Joffrey Baratheon (filho de Cersei) tem o apoio da poderosa Casa Lannister, enquanto Robb Stark, filho mais velho de Ned Stark luta para conquistar a independência de Winterfell. Robb precisa ganhar a fidelidade do povo independente das Ilhas de Ferro, e envia o melhor amigo Theon Greyjoy para conversar com seu pai, o Rei Balon Greyjoy.

Renly Baratheon, irmão do falecido rei Robert, reivindica o trono e conta com o apoio da Casa Tyrell.

Já Tyrion Lannister chega ao Porto Real para se tornar conselheiro do rei e acaba por enfrentar a sua irmã, Cersei, atual rainha regente.

A norte está Jon Snow, "bastardo" de Ned Star. Faz parte da Patrulha da Noite e parte numa expedição além da Muralha para precurar selvagens. A leste, Daenerys Targaryen e seu pequeno grupo de seguidores procuram novos aliados.

3.ª temporada

Renly autoproclama-se Rei dos Sete Reinos com o apoio da poderosa Casa Tyrell. Casa com Margaery Tyrell (irmã do seu amante, Loras) e reúne um exército de cem mil homens. É morto com uma facada no peito por uma "nuvem de fumo em forma de sombra humana".

Com a morte de Renly Baratheon as alianças na guerra são alteradas, principalmente a Casa Stark que fica em desvantagem após Theon Greyjoy tomar posse de Winterfell.

Joffrey Baratheon garante uma aliança com a Casa Tyrell e agora comanda os maiores exércitos do reino e Robb Stark precisa recuperar a lealdade da Casa Frey.

Apesar de ter vencido todas as batalhas, Robb terá que comprovar que os Starks são bons reis, além de bons soldados.

Stannis Baratheon, irmão mais novo do falecido rei Robert também reclama o trono e não está fora da guerra. Conta Melisandre, a "Mulher Vermelha" que pode atacar onde menos se espera. Bran Stark vai a caminho do Norte para alcançar a Muralha, enquanto Arya atravessa as Terras Fluviais em busca da sua mãe e do seu irmão. Brienne de Tarth escolta Jaime Lannister para casa e Tyrion Lannister e Sansa Stark enfrentam um perigoso tribunal para poder sobreviver.

A oriente, os dragões estão a crescer e Daenerys Targaryen continua a recrutar apoiantes. Enquanto isso, a Patrulha da Noite é ameaçada pelos Caminhantes Brancos e Jon Snow infiltra-se no exército dos Selvagens com o objetivo de descobrir os planos do Rei-Para-Além-Da-Muralha.

4. temporada

Nos Sete Reinos, enquanto a Casa Stark está à beira da extinção depois do massacre no "Casamento Vermelho", os quatro filhos de Ned lutam para sobreviver.

Os Lannister mantém o controlo do Trono de Ferro. Baratheon. Joffrey prepara-se para casar com Margaery. Já Sansa Stark continua refém do Trono de Ferro e é forçada a casar com Tyrion Lannister.

Jon Snow apercebe-se do plano do Exército Selvagem e tenta alertar a Patrulha da Noite sobre a invasão iminente.

Bran Stark segue as suas visões do Corvo de Três Olhos e com os companheiros, Hodor, Jojen e Meera Reed, atravessam a Muralha.

Stannis Baratheon continua a reconstruir o seu exército em Dragonstone. A sul, Oberyn Martell, conhecido como a "Víbora Vermelha de Dorne", chega a King's Landing para o casamento de Joffrey.

Daenerys está determinada a libertar Meereem, a maior Cidade de Escravos situada no Leste. Um plano que poderá trazer-lhe poder e força para conquistar o Trono de Ferro para a sua família.

5.ª temporada

Com a morte de Jeoffrey Baratheon, Tyrion Lannister e Sansa Stark, acusados da morte do rei, continuam em fuga.

Daenerys Targaryen torna-se cada vez mais poderosa e Tyrion Lannister aliar-se à mãe dos Dragões.

Stannis Baratheon apresenta-se na Muralha como o Rei de direito de Westeros. Jon Snow tenta "equilibrar" as exigências da Night Watch e o irmão mais novo do falecido rei Robert.

Cersei luta para manter o poder em King's Land entre os Tyrell e a um novo grupo religioso que emerge liderado pelo enigmático Alto Pardal. Jaime embarca numa missão secreta.

No Mar Estreito, Arya procura um amigo e continua a sua busca por vingança enquanto Tyrion Lannister mantém-se fugitivo. Daenerys Targaryen continua em Meereen e torna-se cada vez mais poderosa. Arya Stark continua com sua busca por vingança.

6.ª temporada

Após ser presa sob a acusação de incesto, traição e regicídio, Cersei Lannister ajoelha-se perante o Alto Pardal implorando por perdão. É uma das cenas marcantes do final da 5.ª temporada, mas não é a única.

A 6.ª temporada começa com o final sangrento de Jon Snow às mãos dos motineiros no Castelo Negro e o seu regresso á vida com a ajuda da Mulher Vermelha.

Quanto a Cersei restaura a Fé Militante dos Sete Deuses, e com ajuda do sacerdote Alto Pardal e vinga-se de Margaery e Loras Tyrell, punindo-os por seus "pecados".

Sansa Stark consegue fugir de Porto Real e é forçada a casar-se com o sádico e cruel Ramsay Bolton que invadiu e Winterfell.


Daenerys Targaryen é levada para Vaes Dothrak.

Bran Stark continua a treinar com o Corvo de Três Olhos.

Formam-se novas alianças para aumentar as suas hipóteses de sobrevivência, enquanto novos personagens emergirão para desafiar o poder de norte a sul, este a oeste.

Jon Snow é eleito como 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite, um grupo de vigilantes que protege a fronteira dos Sete Reinos contra ameaças desconhecidas


7.ª temporada

Jon Snow vai para Pedra do Dragão na esperança de receber o apoio de Daenerys contra os Caminhantes Brancos e deixa Sansa aos comandos de Winterfell. Bran e Arya voltram para casa e reencontram-se com a sua irmã.

Jon Snow recusa ajoelhar-se perante Daenerys mas renuncia ao Rei no Norte se a mãe dos dragões o ajudar a combater a ameaça que se avizinha.

Os dois reúnem-se com Cersei, Tyrion, Jorah, Varys, Missandei, Qyburn, Euron Greyjoy, Sandor e Montanha no Poço do Dragão, onde está uma criatura que pode unir os Sete Reinos contra o Rei da Noite contra o Rei da Noite e os White Walkers.

Euron Greyjoy propõe casar com Cersei em troca de sua Frota de Ferro.

O verdadeiro parentesco de Jon é revelado por Samwell Tarly e Bran.

A última temporada da Guerra dos Tronos é já este domingo, 14 de abril. O que se sabe, até agora, foi revelado neste teaser.

A primeira temporada foi anunciada pela HBO em 2008, mas " A Guerra dos Tronos" só estreou em abril de 2011. Já lá vão oito anos. O primeiro episódio, nos EUA, teve mais de 2,2 milhões de espetadores.

  • "Via Sacra" em destaque na Edição da Manhã
    4:43
  • Árbitra de 18 anos agredida por treinador
    13:01
  • Eleições em Espanha: o que dizem as sondagens
    3:46