Cultura

Morreu Albert Uderzo, um dos criadores de "Astérix"

O primeiro livro, "Astérix, o gaulês", saiu em 1961, dando início a uma das mais bem sucedidas séries de banda desenhada do Mundo.

Albert Uderzo, numa foto de setembro de 1985.
Albert Uderzo, numa foto de setembro de 1985.
OLIVIER BOITET/ AP

O desenhador francês Albert Uderzo, cujo nome aparece em centenas de milhões de cópias das aventuras de "Astérix", vendidos em todo o mundo desde 1961, morreu esta terça-feira, aos 92 anos, vítima de ataque cardíaco, avança o jornal Le Monde.

Albert Uderzo, criador também de "Obelix", que dizia aliás ser a sua personagem de eleição, retirou-se da série em 2011, alegando algum cansaço e admitiu, na altura, que não estava convencido da continuidade das histórias de BD sem a participação dos fundadores, mas acabou por ceder aos argumentos de Anne Goscinny.

A filha de René Goscinny, companheiro de criação de Albert Uderzo, realçou que o universo de "Astérix" e das outras personagens tinha uma "identidade muito forte" que permitiu essa continuidade.

O primeiro livro, "Astérix, o gaulês", saiu em 1961, dando início a uma das mais bem sucedidas séries de banda desenhada, com mais de 350 milhões de livros vendidos em todo o mundo e traduzidos para mais de uma centena de idiomas, incluindo o português e o mirandês.

A parceria entre Uderzo e Goscinny terminou em 1977 com a morte do argumentista, mas o nome de ambos foi sempre mantido na assinatura das histórias.

"Astérix" é um pequeno gaulês de bigode farfalhudo que tem como grande amigo "Obélix", personagem desajeitada e com uma força desmesurada, que carrega menires e adora comer javalis.

Ambos são habitantes de uma invencível aldeia que teimosamente resiste às investidas militares dos romanos por conta de uma famosa poção mágica inventada pelo druida Panoramix.

Entre as personagens que povoam o imaginário criado por Uderzo e Goscinny contam-se ainda Abraracourcix, o chefe da aldeia, e o bardo Assurancetourix.

"A Filha de Vercingétorix"

O 38º livro da série de banda desenhada foi publicado em Portugal em outubro do ano passado.

A nova aventura da aldeia de gauleses mais famosa do mundo tem uma nova personagem, a filha de "Vercingétorix", uma jovem adolescente que se junta a "Astérix" e "Obélix" no novo livro.