Cultura

Morreu Eddie van Halen

Rich Fury

Tinha 65 anos.

O músico Eddie Van Halen, guitarrista e fundador da banda Van Halen, morreu esta terça-feira, aos 65 anos.

Chris Pizzello

O anúncio foi feito pelo filho Wolfgang, na rede social Twitter:

"Não acredito que tenho de escrever isto, mas o meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu a sua longa e difícil batalha contra o cancro esta manhã. Ele era o melhor pai que eu poderia desejar. Cada momento que partilhei com ele, dentro e fora do palco, foi uma dádiva. O meu coração está partido e não creio que alguma vez consiga recuperar desta perda. Adoro-te muito, Pai", escreveu o filho, que também é músico, no Twitter.

Eddie com o filho durante um concerto

Eddie com o filho durante um concerto

Mario Anzuoni

Eddie Van Halen lutava há vários anos contra um cancro na garganta, segundo o portal TMZ.

Rick Scuteri

Eddie Van Halen nasceu em Amsterdão, na Holanda, em 1955. Na década de 60, mudou-se com a família para Los Angeles, nos Estados Unidos da América, onde começou a estudar piano.

Depois de mudar para a guitarra, ele e o irmão mais velho, Alex, formaram várias bandas que viriam a tornar-se nos Van Halen, nos anos 70, com o vocalista David Lee Roth e o baixista Michael Anthony.

Van Halen está entre os 20 artistas que mais discos venderam e, em 2007, a banda foi incluída no 'Rock and Rol Hall of Fame'.

A revista Rolling Stone colocou Eddie Van Halen em 8.º lugar na lista de 100 maiores guitarristas.

Eddie Van Halen era um autodidata que conseguia tocar quase todos os instrumentos, mas não sabia ler música.

Em 1978, a banda gravou o primeiro álbum "Van Halen'", seguindo-se "Van Halen II'" (1979), "Women and Children First" (1980), "Fair Warning" (1981) e "Diver Down" (1982), entre muitos outros nos anos seguintes.

Com o álbum "1984", a banda alcançou o número dois do 'Billaboard 200', apenas atrás de "Thriller", de Michael Jackson.
A revista Rolling Stone colocou "1984", que incluía a música "Jump", na 81.ª posição na lista dos 100 melhores álbuns da década de 80.

  • 17:19