Cultura

Jon Stewart vai receber o Prémio Mark Twain de Humor Americano

O prémio entregue pelo Kennedy Center pretende homenagear o humor político e o ativismo do comediante e ex-apresentador do programa “The Daily Show”.

Jon Stewart vai receber o Prémio Mark Twain de Humor Americano

O Kennedy Center anunciou, esta quarta-feira, que o Prémio Mark Twain de Humor Americano vai ser entregue a Jon Stewart, numa cerimónia a 24 de abril, com transmissão nacional.

O prémio nacional de humor americano não é atribuído há dois anos, devido à pandemia.

Aos 59 anos, Jon Stewart será o 23.º vencedor do Prémio Mark Twain.

“Estou realmente honrado em receber este prémio. Há muito tempo que admiro e sou influenciado pelo trabalho de Mark Twain, ou, como ele era conhecido pelo seu nome, Samuel Leibowitz”, disse Stewart com humor num comunicado divulgado pelo centro de artes.

Jon Stewart foi apresentador e produtor executivo do programa norte-americano “The Daily Show” da Comedy Central, durante 16 anos.

Através da sátira política e dos seus comentários, Stewart atraiu o público jovem e, atualmente, apresenta a série “The Problem with Jon Stewart” da Apple TV+.

O humorista já venceu 22 Emmys, 2 Grammys e dois prémios Peabody.

Jon Stewart escreveu e realizou os filmes “Irresistível” e “Rosewater”, é o autor do livro “America (The Book): A Citizen’s Guide to Democracy Inaction” e produtor executivo do programa “The Late Show with Stephen Colbert”.

Jon Stewart ficou também conhecido por defender os veteranos feridos e socorristas do 11 de setembro e, por várias vezes, pressionou o Congresso dos Estados Unidos a criar benefícios para ajudar estas famílias.

“Durante mais de três décadas, Jon Stewart iluminou as nossas vidas e desafiou as nossas mentes ao apresentar eventos atuais e sátira social com a sua sabedoria. Para mim, sintonizar os seus programas de televisão ao longo dos anos sempre foi entretenimento e verdade em partes iguais”, disse a presidente do Kennedy Center, Deborah F. Rutter, num comunicado. “Nestes tempos muitas vezes divisivos e desafiadores, alguém como o Jon, através sua defesa destemida a socorristas e veteranos, também demonstra que todos nós podemos fazer a diferença neste mundo através do humor, da humanidade e do patriotismo.”

Criado em 1998, o prémio nacional tem o nome do escritor e humorista Samuel Langhorne Clemens, conhecido pelo pseudónimo Mark Twain. O prémio homenageia comediantes que tiveram um longo impacto na sociedade norte-americana. Richard Pryor foi o primeiro vencedor. Seguiram-se, por exemplo, Lily Tomlin, Neil Simon, Eddie Murphy, Bill Murray e Julia Louis-Dreyfus.

O prémio foi entregue pela última vez a Dave Chappelle, em 2019. Nos dois anos seguintes, a pandemia impediu a atribuição do galardão.