Uma plataforma chinesa de streaming recuperou o final original do “Clube de Combate”, conta o The Guardian.
Há um mês, a reversão do final do filme de 1999, protagonizado por Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter, fez várias manchetes internacionais e após uma onda de indignação, perante a censura de que foi alvo, a versão inicial foi reposta, segundo contas sobre cinema nas redes sociais chinesas.
O fãs de cinema ficaram surpreendidos ao perceber que o final da versão transmitida pela plataforma de streaming era o oposto da história que conheciam.
Na versão editada, a cena final foi substituída por uma tela em branco com um texto onde dizia que a polícia tinha vencido:
“A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso que a bomba explodisse”, dizia o texto. “Após o julgamento, Tyler foi enviado para um asilo para receber tratamento. Teve alta em 2012.”
A China é um dos países com as regras de censura mais restritivas do mundo e por ano são poucos os filmes internacionais que são autorizados a ser transmitidos. O corte de cenas é algo comum, no entanto a reversão de finais, como aconteceu com o “Clube de Combate”, é raro, explica o jornal britânico.