Cultura

Óscares 2022: conheça os nomeados

08.02.2022 13:16

FILE – In this Feb. 4, 2019, file photo, an Oscar statue appears at the 91st Academy Awards Nominees Luncheon in Beverly Hills, Calif. (Photo by Danny Moloshok/Invision/AP, File)

Designer luso-canadiano Luís Sequeira nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa. Veja a lista de nomeações.

As nomeações para a 94.ª edição dos prémios da Academia norte-americana das Artes e Ciências Cinematográficas foram conhecidas esta terça-feira. O filme “O Poder do Cão”, da realizadora neozelandesa Jane Campion, lidera as nomeações dos Óscares, em 12 categorias.

Designer luso-canadiano nas nomeações para Melhor Guarda-Roupa

O designer luso-canadiano Luís Sequeira está nomeado pelo filme “Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas”, do mexicano Guillermo del Toro. Sequeira está nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa, a categoria na qual esteve indicado em 2018, com o filme “A Forma da Água”, do mesmo realizador, embora não tenha conseguido o galardão.

Luís Sequeira nasceu no Canadá, é filho de portugueses, tem dupla nacionalidade e soma mais de trinta anos de carreira entre a moda e o cinema.

“O Poder do Cão” de Jane Campion lidera nomeações

Jane Campion volta a estar nomeada para melhor realização, depois de em 1994 ter sido indicada com o filme “O Piano”, que lhe valeu o Óscar de melhor argumento original.

De acordo com a lista de nomeados da 94.ª edição dos Óscares, “O Poder do Cão”, uma produção estreada na plataforma Netflix, soma 12 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Fotografia e três indicações na representação para Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons e Kirsten Dunst.

Com dez nomeações surge “Duna”, a adaptação do clássico de ficção científica de Frank Herbert por Denis Villeneuve.

O filme reúne nomeações em categorias técnicas de som e imagem, além de estar nomeado para Melhor Filme, mas Villeneuve falha uma nomeação na realização.

Com sete nomeações cada estão “Belfast”, de Kenneth Branagh, e “West Side Story”, a visão de Steven Spielberg de um musical da Broadway.

Na contagem geral de candidatos aos Óscares, destaque ainda para a presença de dois filmes não ingleses: a produção japonesa “Conduz o meu carro” e a dinamarquesa “Flee – Em Fuga”.

“Conduz o meu carro”, de Ryusuke Hamaguchi, está nomeado para quatro Óscares, nomeadamente Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Filme Internacional e Melhor Argumento Adaptado, enquanto “Flee – Em Fuga”, de Jonas Poher Rasmussen, é candidato nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e Melhor Filme de Animação.

Para o Óscar de Melhor Realização estão indicados Jane Campion, Kenneth Branagh, Paul Thomas Anderson, Ryusuke Hamaguchi e Steven Spielberg.

A 94.ª edição dos Óscares vai ter lugar no dia 27 de março em em Los Angeles, Califórnia.

A cerimónia está confirmada e terá lugar no habitual Dolby Theatre, em data definida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no final de maio do ano passado. Inicialmente o evento estava previsto para 27 de fevereiro, o adiamento esteve relacionado com o impacto da pandemia de covid-19 na indústria cinematográfica.

LISTA DE NOMEAÇÕES

Melhor Filme:

Melhor Realização:

Melhor Argumento Original:

Melhor Argumento Adaptado:

Melhor Ator Principal:

Melhor Atriz Principal:

Melhor Ator Secundário:

Melhor Atriz Secundária:

Melhor Guarda-Roupa:

Melhor Filme de Animação:

Melhor Documentário:

Melhor Filme Internacional:

Com Lusa

Últimas Notícias