Cultura

Viola da terra ou de dois corações: uma marca dos Açores para o mundo

É um instrumento de doze cordas.

Viola da terra ou de dois corações: uma marca dos Açores para o mundo

A viola da terra, ou de dois corações, é um instrumento de doze cordas tipicamente açoriano. Na ilha de São Miguel há apenas um único construtor deste tipo de violas que aprendeu quase tudo o que sabe, com o pai.

Desde os 12 anos que Hugo Raposo abre caminho na madeira para fazer o que mais gosta. Hugo tem 32 anos e é o único na ilha de São Miguel a construir a famosa viola da terra, um instrumento de doze cordas tipicamente açoriano.

O som, marca da identidade açoriana, tem sido amplamente divulgado online pelo músico e professor Rafael Carvalho.

A viola de dois corações como também é conhecida pode custar centenas de euros e envolve muitas horas de trabalho.

A pequena oficina onde trabalha em Ponta Delgada já foi a barbearia do avô e do pai, ambos ligados à música.

Dinis já viu o nome do filho impresso em vários instrumentos que de São Miguel levaram a cultura açoriana rumo à Europa ou ao continente americano.