Foi vandalizado o sítio arqueológico onde foi encontrado o esqueleto da criança do Lapedo. Parte do chamado Testemunho Pendurado foi atingido de forma irrecuperável. As últimas imagens do local intacto foram captadas pela SIC em agosto.
O testemunho pendurado é uma espécie de porta de entrada para quem visita o Vale do Lapedo. Ao olhar para o corte, ainda mais com a ajuda dos diferentes tons dos vestígios preservados, é possível perceber as diferentes épocas de ocupação deste espaço, que variam entre 24 e 26 mil anos.
É precisamente este local que fica agora seriamente danificado. O ato de vandalismo foi detetado no início do mês e já foi apresentada queixa à GNR.
O esqueleto da criança do Lapedo foi descoberto em 1998 e, desde essa altura, decorrem escavações neste local, sem que nunca se tivesse registado incidentes deste género.
O esqueleto da criança do Lapedo é tesouro nacional e está guardado no Museu Nacional de Arqueologia.
Neste local, foi encontrada a única sepultura paleolítica de toda a Península Ibérica. O sítio é, por isso, um espaço único onde se pode estudar a vida de há 30 mil anos.