Tem um tamanho inferior a uma carta de baralho, mas está a ser vendido por mas de um milhão de euros. Contém dez poemas da autoria da escritora e poetisa inglesa Charlotte Brontë. A obra data de dezembro de 1829, ou seja, quando a escritora tinha apenas 13 anos.
“Um livro de Poemas por Charlotte Brontë, Vendido por Ninguém e Impresso por Ela Própria” irá estar à venda numa feira do livro antigos, em Nova Iorque, nos EUA, por 1,25 milhões de dólares (1,13 milhões de euros). A Feira Internacional de Livros Antigos de Nova Iorque começa no dia 21 de abril.
A pequena obra não era vista em público desde em 1916, avança Henry Wessells, associado da James Cummins Bookseller, em declarações à CNN. Fazia parte de uma coleção privada, mas o dono quer garantir que o manuscrito “é preservado para as gerações futuras e, em última instância, seja disponibilizado para estudos académicos”, prossegue Wessells.
As 15 páginas de papel amarelado mostram o “sofisticado mundo imaginário” da escritora e das suas irmãs. Charlotte Brontë era a mais velha de quatro irmãos, tendo escrito, em conjunto com as suas duas irmãs – Anne e Emily –, alguns dos mais famosos romances da língua inglesa – incluindo a obra “Jane Eyre”. O livro conta ainda com a participação do irmão Patrick Branwell.
“Eles escreveram histórias de aventura, dramas e versos num livro manuscrito, feito à mão, com uma letra pequena para ser parecido com os impressos”, pode ler-se no comunicado emitido pela editora.
Para Wessells, este pequeno livro mostra a vivência das irmãs Brontë: “Imaginem as crianças Brontë a contarem e a escreverem histórias entre elas, aprendendo em casa numa vila remota e depois a florescer, brevemente, para escrever livros que foram lidos por milhões desde então, e também deixando para trás estas coisas feitas à mão tal como este manuscrito.”
Este não é o primeiro manuscrito da autoria de Charlotte Brontë a ser vendido por perto de um milhão de euros. Em 2011, um outro pequeno livro – datado de 1830, quando a escritora tinha 14 anos – atingiu os 1,07 milhões de dólares (cerca de 0,97 milhões de euros).
Saiba mais:
- Portugal ajuda Ucrânia: Gaia prepara leilão de obras de arte para ajudar refugiados
- Obra de Andy Warhol com Marilyn Monroe vai a leilão com estimativa de 180 milhões de euros
- Conjunto raro de gravuras de Paula Rego sobre aborto vai a leilão
- Diamante azul “excecionalmente raro” vai a leilão por um valor inicial de 42 milhões de euros
- Pintura de Picasso “La fenêtre ouverte” vai a leilão pela primeira vez
- Rara pintura do mestre italiano Botticelli vendida em leilão por 40 milhões de euros
- Palácio de valor “incalculável” com mural de Caravaggio vai a leilão