Cultura

Tragédia nas filmagens de “Rust”: polícia divulga vídeos inéditos

Seis meses após o ator Alec Baldwin ter atingido mortalmente a diretora de fotografia, Halyna Hutchins.

Tragédia nas filmagens de “Rust”: polícia divulga vídeos inéditos

A polícia de Santa Fé, que está a investigar o caso, divulgou na segunda-feira vídeos inéditos, que captam momentos antes e após do acidente que tirou a vida à diretora de fotografia, Halyna Hutchins, durante as filmagens do western “Rust”.

De acordo com o jornal The New York Times, um porta-voz da polícia disse a decisão de divulgar as filmagens surgiu após múltiplos pedidos dos meios de comunicação social e porque os investigadores queriam mostrar quais as informações que permaneciam pendentes antes do caso ser entregue aos procuradores.

Um dos vídeos capta o momento em que a polícia de Santa Fé chega ao local e encontra um grupo de paramédicos que tentam reanimar Halyna Hutchins, que tinha sido atingida pelo ator Alec Baldwin.

No vídeo que se segue, Alec Baldwin surge vestido de cowboy, a preparar a cena seguinte, portanto encontra-se a manusear a arma, que terá sido com a qual terá disparado.

De acordo com a BBC, o xerife de Santa Fé (Novo México), Adan Mendoza, divulgou ainda fotografias da cena do crime e entrevistas a testemunhas, inclusive ao ator Alec Baldwin.

Entre as imagens estará também um depoimento do diretor do filme, Joel Souza, que foi atingido no ombro. Souza afirmou que a responsável pelo uso de armas na produção, Hannah Gutierrez-Reed, entregou a arma a Alec Baldwin e assegurou que esta não teria munições reais.

O xerife de Santa Fé recorda que a investigação “continua aberta e em curso”, seis meses após a morte de Halyna Hutchins. Posto isto, várias componentes continuam pendentes, nomeadamente, a análise forense de armas de fogo, a análise de impressões digitais, um relatório do médico legista e a análise dos dados telefónicos do ator de 64 anos.

A polícia norte-americana esclareceu que apresentar uma acusação criminal dependerá do resultado dos trabalhos forenses.

PRODUTORES MULTADOS POR FALHAS DE SEGURANÇA COM ARMAS

O lançamento destas filmagens surgem uma semana após os produtores do filme terem sido multadas por falhas na segurança com armas. O Gabinete de Saúde e Segurança no Trabalho do Novo México considera que a produção tinha conhecimento das falhas, não tendo feito nada para as resolver. Por esse motivo, foi imposta uma multa de mais de 126.100 euros.

O western “Rust” era protagonizado por Alec Baldwin, também um dos produtores do filme.

Em outubro de 2021, enquanto ensaiava para uma cena dentro de uma igreja no rancho Bonanza Creek, ator estaria a praticar um ângulo para apontar o revólver, quando acabou por ferir Hutchins no abdómen.

A diretora de fotografia de 42 anos foi transportada para o hospital de helicóptero, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

A família de Halyna, que era casada e tinha um filho, processou Baldwin e outros produtores por danos “substanciais” devido à morte.

SAIBA MAIS