Cultura

Sessão de Cinema: “Jerry Maguire”

Sessão de Cinema: “Jerry Maguire”

Entre as melhores interpretações de Tom Cruise destaca-se a personagem de um agente desportivo em “Jerry Maguire” — valeu-lhe uma nomeação para um Óscar.

Numa altura em que o novo “Top Gun”, com Tom Cruise, faz manchetes um pouco por todo lado, vale a pena recordar que as aventuras com aviões são apenas um capítulo na trajectória artística & comercial do actor americano (nascido a 3 de julho de 1962, em Nova Iorque).

Daí a sugestão de redescoberta de “Jerry Maguire” (1996), um dos dois títulos que lhe valeram uma nomeação para o Óscar de melhor actor — o outro foi “Nascido a 4 de julho” (1990); mais tarde seria nomeado como secundário em “Magnolia” (1999).

Escrito e dirigido por Cameron Crowe, eis um filme que aborda um universo pouco frequente no cinema americano — os bastidores do futebol (americano, precisamente) —, para mais a partir de uma personagem invulgar. Ou seja, um agente de seu nome Jerry Maguire que, na sequência de uma série de problemas profissionais, decide começar a actuar como independente, tentando salvar a carreira de um atleta que, também ele, está longe de ter um, percurso feliz…

A acção acaba por cruzar-se com as componentes tradicionais da comédia romântica, através do envolvimento de Maguire com a personagem interpretada por Renée Zellweger. Cruise é magnífico na composição de um Jerry Maguire que, afinal, não desiste de apoiar o seu atleta ansioso e… à beira de um ataque de nervos. É Cuba Gooding Jr. que lhe dá vida numa interpretação plena de subtileza e energia — acabou mesmo por arrebatar o único Óscar do filme, na categoria de melhor actor secundário.

Filmin

Últimas Notícias