O Governo vai decretar um dia de Luto Nacional pela morte da pintora Paula Rego, mas ainda não está definida a data. O ministro Pedro Adão e Silva explica que essa é uma questão que tem de ser articulada com a família.
“O Governo em articulação com o Presidente da República vai decretar Luto Nacional, julgo que é a homenagem que neste momento o país pode fazer. Julgo que é prematuro dizer alguma coisa, temos de articular com a família“, disse Pedro Adão e Silva.
Posteriormente a estas declarações, o Ministério da Cultura reiterou, em comunicado enviado às redações, o “profundo pesar pelo falecimento de Paula Rego”, destacando a “qualidade maior da sua obra, tanto no plano nacional quanto internacional”.
“Tendo vivido desde muito jovem em Londres, a pintora construiu um percurso singular nas artes plásticas, em que a forte ligação à experiência portuguesa se reflete reiteradamente no seu trabalho. Artista da metáfora e do real, explorou o humano com múltiplas ressonâncias sociais, psicológicas e existenciais. Foi uma artista fortemente comprometida com as grandes causas do seu tempo”, pode ler-se.
Lembrando ainda que “Paula Rego desempenhou um papel fundamental na internacionalização da cultura portuguesa e deixou como particular legado ao seu país a Casa das Histórias, que temos o privilégio de ter em Cascais”.
A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu na manhã de hoje em Londres, aos 87 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da família.
Saiba mais
- “A rainha da arte contemporânea morreu”, afirma Joana Vasconcelos
- “Paulo Rego é uma das maiores artistas da segunda metade do século XX a nível mundial”
- Ex-secretário de Estado da Cultura lamenta morte de Paula Rego
- “Paula Rego fez da sua arte um manifesto permanente”
- “Um caso único no modelo mundial das artes plásticas”, diz Salvato Teles de Menezes
- Autarca de Cascais lembra pedido de Paula Rego “para que tratasse bem os seus bonecos”
- Paula Rego foi a pintora das histórias contra a opressão
- Marcelo lamenta perda de “artista muito importante em todo o mundo”