O final do filme de animação "Minions: A ascenção de Gru" foi alterado na China para que a polícia leve a melhor sobre um vilão, ao contrário da versão original.
É já o quinto filme do universo de "Gru-O Maldisposto", um super-vilão que possui várias pequenas criaturas amarelas que trabalham para ele. Nesta produção, os grandes protagonistas são os pequenos ajudantes amarelados. Na versão original, a personagem Wild Knucles, um ladrão que se dedicada ao crime, acaba por forjar a própria morte, saindo assim impune de todas as suas ações criminosas. Gru, que também leva um estilo de vida semelhante, consegue igualmente escapar à justiça.
Na versão chinesa, o destino destas duas personagens é bastante diferente. Wild Knucles, acaba por ser detido pela polícia e chega mesmo a ser sentenciado a 20 anos de cadeia, enquanto Gru decide dedicar-se à família e abandonar o crime. Para tornar o filme mais "politicamente" correto foi necessário adicionar um minuto extra, comparativamente à versão internacional.
Estas alterações levaram à indignação de vários internautas, que mostraram o seu desagrado para com a situação através das redes sociais, tecendo várias críticas às autoridades chinesas.
Este não é caso único na China, uma vez que todos os filmes produzidos noutros países são sujeitos a um escrutínio rigoroso. Vários temas são excluídos, ou severamente adulterados, tais como homossexualidade, crime, violência e toda e qualquer matéria que seja vista, pelo comité chinês de censura, como prejudicial para a população chinesa.
Ainda no ano passado, o país oriental deu que falar, depois de se ter tornado público que o final do filme "Clube de Combate", protagonizado por Brad Pitt e Edward Norton, estreado em 1999, tinha sido alterado. Na versão original o personagem principal e o seu alter ego explodem vários arranha-céus. Já na versão censurada, a polícia consegue deter os personagens e impedir as detonações.
Segundo a CNN Business, as mudanças realizadas no filme dos Mínimos suscitaram reações negativas por parte do diretor e do autor da obra original, levando a que o final originalmente criado, fosse restabelecido na China.