O Guia Michelin atribui, na edição de 2023, a primeira estrela a cinco restaurantes portugueses, incluindo o vegetariano Encanto, do chef José Avillez, que soma o terceiro espaço distinguido, anunciou a publicação em Toledo, Espanha.
Os restaurantes premiados
- Encanto (José Avillez e João Diogo)
- Kabuki Lisboa (Paulo Alves)
- Kanazawa (Paulo Morais)
- Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos)
- Le Monument (Julien Montbabut)
Os cinco restaurantes recebem uma estrela ('cozinha de grande nível, compensa parar') no Guia Michelin Espanha e Portugal 2023.
Este ano, a distinção foi entregue pelo chef português Ricardo Costa (The Yeatman, Porto, duas estrelas Michelin), uma novidade nas cerimónias de apresentação do guia.
Com o anúncio dos novos galardoados portugueses, o chef José Avillez junta o Encanto aos já estrelados Belcanto (duas estrelas, Lisboa) e Tasca (uma estrela, Dubai), sendo também o primeiro restaurante vegetariano a ser distinguido pelo 'guia vermelho' em Portugal.