Cultura

Michelle Yeoh é a primeira mulher asiática a vencer o Óscar de Melhor Atriz

A atriz participou no filme "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo", uma produção que, no total, arrecadou sete Óscares.

Michele Yeoh venceu o prémio de Melhor Atriz.
Loading...

"Tudo ao Mesmo Tempo em Todo o Lado" foi o grande vencedor na cerimónia de entrega dos Óscares. Venceu em sete das 11 categorias, incluindo a de Melhor Filme, numa noite onde Portugal teve pela primeira vez um filme nomeado. Brendan Fraser e Michelle Yeoh arrecadaram os prémios de Melhor Ator e Melhor Atriz.

Os sete prémios

"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" foi o nome mais repetido na 95ª cerimónia de entrega dos óscares.

Para além do título de melhor filme, a produção independente da dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert, que também foi premiada com o Óscar de Melhor Realização, levou para casa alguns dos principais prémios como o Óscar de Melhor Argumento Original e Melhor Atriz, para Michelle Yeoh, que se tornou na primeira atriz de origem asiática a receber esse reconhecimento da Academia.

Os Óscares de melhor ator e atriz secundários foram entregues a Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis.

Todos os nomeados para Melhor Ator eram estreantes em nomeações

Na cerimónia apresentada por Jimmy Kimmel, que não esqueceu a chapada que marcou a cerimónia de há um ano, Brendan Fraser subiu pela primeira vez ao palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, para receber o Óscar de Melhor Ator pela interpretação do filme "A baleia", numa categoria onde todos os atores estavam nomeados pela primeira vez, algo que não acontecia há 88 anos.

“A Oeste Nada de Novo”, de Edward Berger, foi outro dos vencedores da noite. Recebeu quatro Óscares, incluindo o de Melhor Fotografia e o de Melhor Filme Internacional.

Presença portuguesa na gala

Um bom resultado para a produção europeia numa cerimónia onde Portugal se estreou na lista de nomeados na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação.

“Ice Merchants” já estava na história do cinema nacional como o primeiro filme com produção maioritariamente portuguesa a ser nomeado, mas não foi o primeiro a receber um Óscar.

Perdeu para o filme "O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo", de J. J. Abrams, uma produção apoiada pela BBC e pela plataforma de streaming da Apple.

Foi uma cerimónia sem grandes surpresas na lista de vencedores mais esperados onde também está “Pinóquio” de Guillermo Del Toro, vencedor do prémio de Melhor Filme de Animação e "Navalny" que recebeu o Óscar de Melhor Documentário.