Cultura

"Ice Merchants" venceu cinco prémios no festival Monstra

Ice Merchants
Ice Merchants
Ice Merchants

A organização do Monstra anunciou este sábado que "Ice Merchants", de João Gonzalez, venceu cinco prémios na 22.ª edição do festival. Recorde-se que o filme português esteve nomeado para os Óscares.

O filme "Ice Merchants", de João Gonzalez, venceu cinco prémios no 22.º Monstra - Festival de Animação de Lisboa, incluindo Melhor Curta-Metragem, Prémio SPA | Vasco Granja e Prémio do Público, anunciou este sábado a organização do festival.

Os vencedores da 22.ª edição do Monstra foram revelados no Cinema São Jorge, em Lisboa, na cerimónia de encerramento do festival, que começou no dia 15 de março e termina no domingo.

Além do Prémio SPA | Vasco Granja e o Prémio do Público, na competição portuguesa, "Ice Merchants" arrecadou ainda os prémios de Melhor Curta-Metragem Portuguesa, na competição internacional de curtas-metragens, na qual venceu também o Prémio do Público.

"Ice Merchants", que teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado, esteve nomeado este ano para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Este filme tem somado vários outros prémios em contexto de festivais, entre os quais o Annie de Melhor Curta Metragem - os prémios Annie são considerados os 'Óscares da animação' - e o prémio do público, na mesma categoria, do Festival Internacional de Cinema de Animação Anima, em Bruxelas.

O terceiro filme de João Gonzalez é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

"Ice Merchants", contado sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, composta pelo próprio Gonzalez, tem coprodução da portuguesa Cola Animation, com Reino Unido e França.