O toque suave e cativante das composições de Sakamoto, deixa uma marca vincada na história da música, para a qual contribuiu desde cedo. Começou a tocar piano com seis anos e foi estudante de etnomusicologia em Tokyo, onde aprendeu os contextos culturais dos vários tipos de música. Começou por notabilizar-se pelas composições eletrónicas na banda Yellow Magic Orchestra, mas pouco tempo depois viria a criar a primeira banda sonora para o filme "Merry Christmas Mr. Lawrence" em 1983 onde atuou ao lado de David Bowie.
Um trabalho reconhecido com um Bafta, mas quatro anos depois, Sakamoto ficou na história como o primeiro compositor japonês a vencer um óscar. Ganhou um dos nove prémios que reconheceram o filme "O último imperador" de 1987, onde Ryuichi (Riuitchi) Sakamoto também interpreta o papel de uma das personagens.
Depois de múltiplas cirurgias e vários anos a lutar contra um cancro terminal, Ryuichi (Riuitchi) Sakamoto morreu a 28 de março, mas a morte do compositor só foi anunciada agora.
Tocou até ao fim com 71 anos, sempre que a saúde o permitiu. Deixa uma obra extensa, ideias e pensamentos como o de uma frase que repetiu várias vezes: "A arte, é longa...a vida é curta".